Após os problemas registrados na Facam, durante a realização do concurso para professor do Estado (reveja), a Fundação Sousândrade, contratada pelo Governo do Maranhão, para a realização do certame, informou hoje (20) que reaplicará as provas para 18 mil candidatos.
Todos eles concorrem para as áreas de Educação Física, Matemática e Química.
A medida foi tomada para garantir a isonomia do certame.
Ocorre que na Facam 2.385 candidatos fariam provas para essas três áreas. Como nenhum destes conseguiu prestar o exame, todos os demais candidatos (em total de 18.926) serão convocados para uma nova prova.
Veja abaixo nota da Fundação Sousândrade sobre o caso.
A respeito do concurso público para preenchimento de 1.500 vagas de professores da rede estadual de ensino, realizado neste domingo (20), a Fundação Sousândrade, contratada pelo Governo do Maranhão, para a realização do certame, esclarece que:
1. As provas do concurso público foram realizadas em 213 locais, em São Luís e mais oito municípios, em ambiente de plena normalidade. Houve apenas incidente num dos locais de provas, fato isolado que não compromete a lisura do certame.
2. Em face de problema técnico que provocou corte no fornecimento de energia elétrica nas dependências da Faculdade do Maranhão (FACAM), faculdade particular, no bairro Bequimão, contratada pela Fundação Sousândrade, as provas do concurso público para Professor do Quadro da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) que seriam realizadas nesta unidade, foram suspensas.
3. Neste local, seriam aplicadas as provas para 2.385 candidatos, que concorrem para as áreas de Educação Física, Matemática e Química. O número total de candidatos inscritos para estas opções é de 18.926, em todo o Estado.
4. Os candidatos que fariam a prova na FACAM e os demais concorrentes das mesmas áreas terão seus direitos garantidos e a Fundação Sousândrade reaplicará as provas para os 18.926 candidatos inscritos para estas áreas (Educação Física, Matemática e Química), logo em janeiro de 2016.
5. O calendário do concurso para os 64.542 candidatos inscritos nas demais opções segue normalmente, conforme cronograma.
São Luís, 20 de dezembro de 2015.
Emilio Ramos
Fundação Sousândrade
Gerência de Concursos
Não entendo como a empresa FSADU há anos fazendo certame não tem um plano B, para eventuais emergências como uma simples falta de luz, e quem pagará o dinheiro da passagem dos candidatos que vieram de outros estados para fazer a prova?
Vixe, e pode? REAPLIACAR PROVA APENAS PARA QUE FIZERAM PROVAS NA FACAM, COMO? se todas as provas são iguais? a diferença esta na especifica, somente, estranho!!!!!
Explicando: Para todas as disciplinas do Cargo de Professor as provas são iguais, diferindo apenas a parte especifica.
Portanto se para todos os candidatos as provas de Português, Informática,
Conhecimentos Gerais e Fundamentos de Educação são iguais, como reaplicar a prova somente para eles?
E pasmem, as provas estão rolando, já que foram entregues aos candidatos que permaneceram na local por no mínimo 03 (três) horas.
Em um Concurso Publico, os critérios tem que ser igual para todos. Vão reaplicar as mesmas provas? Vão aplicar outras provas? diferentes das aplicadas aos outros candidatos? Será que essas provas que vão ser reaplicadas, vão ser mais fáceis ou mais difíceis?
Acho bom consultar os juristas?
vc não leu com atenção. serão reaplicadas provas para TODOS os candidatos das áreas de matemática, química e ed. física, pq eram candidatos dessas a´reas que estavam na Facam