Professor denuncia possível fraude no concurso para professor do Estado

O professor Julio Sales, do Preparatório Provões e Concursos, gravou um vídeo ontem (22) denunciando suposta fraude no concurso para professor do Estado do Maranhão.

Ele diz que realizou o exame no colégio Pio XII, em São Luís, mas denuncia ter percebido, antes do início do certame, que o envelope com as provas já estava aberto.

Após protestar, a fiscal da sala aceitou consignar a reclamação em ata. Mas qual não foi a surpresa do professor ao chegar à sala da direção da escola e perceber que no local havia duas uma pilha de provas fora do envelope.

“Esse concurso não seguiu os protocolos de segurança que transmitem a tranquilidade aos candidatos, que garantem a lisura. Há fortes indícios de fraude e nós não podemos compactuar com isso”, afirmou.

Veja no vídeo a íntegra da denúncia.

21 pensou em “Professor denuncia possível fraude no concurso para professor do Estado

  1. A familia do deputado […] todinha entrou nessa fraude aguardem vou passar os nomes das sobrinhas e da irmã que entraram eita povo safado

  2. O concurso deve ser anulado pela justiça, após pedido do MP. Simplesmente inacreditável que existam muitas questões plagiadas.

  3. Conferiu teu gabarito? Não foi dessa vez né? Estuda mais e melhor porque virão outros concursos. é normal e livre o choro Chora não viu kkk

    • Eu conferi o meu gabarito e fiz 59 acertos, com prova de títulos vou para 94 pontos, E MESMO ASSIM DIGO QUE ESSE CONCURSO FOI UMA FRAUDE SEU “PUXA SACO DE GOVERNO” Uma empresa que faturou milhões e não teve sequer competência para elaborar questões inéditas, preferindo utilizar-se de mecanismo criminoso como o PLAGIO. Ministério Público neles…

    • Estava me esquecendo, ao terminar uma frase com ‘ponto’ é importante lembrar que a frase sequente se inicie com letra maiúscula. “Chora não” se estudar você aprende.

    • concordo!
      Há muito” mimi” de candidatos, políticos (opositores), donos de cursinhos (mercenários)… não sou puxa saco pq nem sei o nome do gov, pois sou de outro estado. Simplesmente to estudando há 2 anos para concurso… alguns candidatos devem aprender a lhe dá com as frustrações.

  4. Ôh, comentariozinho idiota, esse teu MAU EM! aposto que nem fazer não fez. Como é que faz sem ter formação, né? deve tá morto de inveja de quem pelo menos pode tentar. kkkkkkk Então, deixe de ser metido e quém pode e deve ,deixa reclamar!

  5. Pingback: Plágio no concurso da Seduc (e silêncio do Sinproesemma) repercute no Ceará | Gilberto Léda

  6. Pingback: PMDB – MARANHÂO » Arquivo » Plágio no concurso da Seduc (e silêncio do Sinproesemma) repercute no Ceará

  7. Espero que o próximo seja realizado por uma organização idônea. Impressionante, desloquei-me de Santos para essa palhaçada. Tentando fugir do Alckmin e olha com que me deparo?! Sousândade???? E disseram-me que era uma instituição super “responsável”.

  8. Saiu o resultado do concurso e nada de anulação, para a fundação o concurso saiu perfeito. Torcer para que o MP faça algo ou vai ser o maior concurso plagiado do Brasil que não foi anulado que vergonha.

  9. COMIGO FOI PIOR!!!

    Eu, Adilson inscrição nº 8363307, constatei as seguintes irregularidades no resultado do Concurso 001 de 06/11/2015, após o resultado que foi disponibilizado em redes sociais e jornais de divulgação, o Edital de divulgação n° 016, de 14/01/2016. Para constatar essas irregularidades, lancei mãos do edital do concurso aqui expresso, da prova escrita que tenho em mãos, do gabarito de resultado oficial, Boletim de Desempenho, Relação de Recursos e suas razões de negação (inconvincente, no caso do que entrei), Lista de julgamento dos recursos interpostos e de questões anuladas.

    Irregularidade nº 01:
    Formulação de questões da Prova Objetiva, especificamente no item: FUNDAMENTOS, nas questões 23 e 25, cujo teor está relacionado à TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS, e este item/assunto não foi constado no edital para ser estudado pelos concursandos. O que nos deixa em situação de desvantagem no que diz respeito a acertabilidade/possibilidades de acerto das citadas questões constadas na prova.
    Irregularidade nº 02:
    Entrei com recurso solicitando a anulação das duas citadas questões, foi negado o recurso – com uma justificativa incoerente, incondizente com o teor da solicitação. Veja fiel texto transcrito abaixo:
    “9.3. NÃO SERÃO CONHECIDOS, CONSEQUENTEMENTE, SERÃO INDEFERIDOS:
    … d) recursos enviados via postal ou via correio eletrônico (e-mail);…
    ESTE ITEM D) É A JUSTIFICATIVA DELES PARA NEGAREM O RECURSO, E NÃO CONSTA NO REGULAMENTO DO CONCURSO. Como prova do exposto, veja fragmento autêntico extraído do REGULAMENTO DO EDIITAL:
    9. DOS RECURSOS
    9.1. Serão admitidos recursos contra:
    a) o indeferimento de inscrição;
    b) o indeferimento da isenção do pagamento da Taxa de Inscrição;
    c) o Gabarito Oficial e/ou formulação de questões da Prova Objetiva;
    d) a Convocação para Prova de Títulos;
    e) o Resultado da Prova de Títulos;
    f) a classificação no Concurso Público, indicada no Resultado Final Preliminar.

    9.2. O candidato que desejar interpor recurso relativo a qualquer uma das ações indicadas no Item 9.1. terá o prazo de 2 (dois) dias úteis, contados a partir do dia subsequente ao da divulgação da ação contra a qual desejar recorrer, devendo o recurso seguir o modelo constante no Anexo VI (Modelo de Formulário para Interposição de Recurso), ser dirigido à Coordenação do Concurso Público e protocolado na Fundação Sousândrade, no endereço indicado no Item 1.3., ou enviada via fax para os números indicados no Item 1.3., devendo, ainda, ser devidamente fundamentado, indicando com precisão os pontos a serem revisados, além do nome do candidato, número de inscrição, cargo público a que concorre, endereço, telefone para contato e estar devidamente assinado. Estado.
    Irregularidade nº 03:
    No Boletim de Desempenho consta que acertei 21 questões da prova de Conhecimentos Específicos, no entanto, tenho a prova em mãos e consta acerto de 24 questões.
    Irregularidade nº 04:
    A lista de resultado de Recursos Interpostos consta a anulação das questões 02 e 05 de Língua Portuguesa, as mesmas foram anuladas e não foram computadas/somadas a meu favor, como determina a regra do Edital do Concurso. Veja o que diz a regra de questões anuladas:
    6.10.9. Os pontos correspondentes às questões que forem consideradas nulas de uma determinada prova serão atribuídos a todos os candidatos que a ela se submeterem.
    Irregularidade nº 05:
    No Boletim de Desempenho em Situação consta:
    “Eliminado – nota de corte – Edital subitem 6.10.22 (b)”:
    6.10.22. Será ELIMINADO do Concurso Público o candidato que, em conformidade com o Anexo III, se enquadrar em pelo menos uma das seguintes hipóteses:
    a) obtiver nota inferior a 50% (cinquenta por cento) dos pontos possíveis no somatório da parte de Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa, Noções de Informática, Fundamentos da Educação e Legislação Básica da Educação da Prova Objetiva;
    b) obtiver nota inferior a 60% (sessenta por cento) dos pontos possíveis na parte de Conhecimentos Específicos da Prova Objetiva; (…)

    Todas as questões que marquei no GABARITO também foram marcadas na prova, e consta um número de acertos de questões da prova específica de 24 questões. E, vale lembrar que duas questões foram anuladas e essas questões, conforme regras do concurso são atribuídas a todos os candidatos que a ela se submeterem.
    Essas questões não foram computadas nas questões de acertos do gabarito, é o que verifiquei.
    Considerando as 24 questões que acertei de Conhecimento Específico, há um índice de acerto de 60%, no entanto, se for considerada as 02 (duas) que foram anuladas, consta um índice de acerto de 65%.
    Para uma melhor avaliação do exposto, segue em anexo cópia da prova que realizei para uma melhor análise dos erros aqui citados e gabarito.

    Devo entrar com ação no ministério público de minha cidade?

  10. Parabéns pela sua atitude professor! Tenho orgulho de ter sido seu aluno. Se antes lhe admirava por sua competência, hoje lhe admiro por sua idoneidade e seu caráter. Infelizmente a educação estadual pode perder um grande profissional para dar lugar a uma minoria que só pensa em mamar nas tetas do governo. Não desista do que é seu por direito. Não seja diferente, FAÇA A DIFERENÇA, essa é a regra.

  11. Vou mostrar agora para quem tá se fazendo de “bobinho” e não acredita que tenha interesse político na anulação do concurso da SEDUC MA 2015.
    Primeiramente o Senhor Luis Antonio Câmara Pedrosa que aparece nessa entrevista orientando os candidatos no pedido de anulação:
    https://www.youtube.com/watch?v=x8aktkvs2pQ
    Observem aquele senhor sentado atrás do Luis Pedrosa, o cara de camisa “verde clara”, ele é Glauber José Brito, um dos cabeças no movimento de anulação, o mesmo que aparece em diversas entrevistas na Mirante e Difusora vejam:

    https://www.youtube.com/watch?v=WLd0GMyz6N8
    http://g1.globo.com/ma/maranhao/jmtv-2edicao/videos/t/edicoes/v/impasse-sobre-suspeita-de-plagio-no-concurso-da-seduc-ma-pode-ser-resolvido-esta-semana/4814611/

    Pois é, esse Glauber José Brito aparece como um dos doadores na campanha do senhor Luís Pedrosa a governador em 2014, confiram:
    http://meucongressonacional.com/eleicoes2014/candidato/2014100000000200
    É interessante né? Ver o senhor Luís Pedrosa defendendo o interesse de um dos seus doadores né?
    Está na cara que a bandeira principal desses inconformados é pura e simplesmente a anulação por si só, só para depois em campanha a oposição ao governador Flavio Dino tenha o que dizer em seus palanques.
    Essa é uma atitude covarde para tentar difamar o governador.

    • o cara doou 100 pra um candidato e vc vê nisso um absurdo? nossa, que absurdo mesmo… isso me parece mais é orquestração do governo

    • Paulo Tarso você é uma completa piada!! Estude princípios éticos e saberá o motivos de querermos a anulação.

    • Concurso Seduc-ma 2015
      plágios
      plágios não anulados
      questões fora do edital
      candidatos fazendo prova depois do horário
      ausência de nomes de inscritos na lista
      provas mal elaboradas
      gabarito sem impressão digital
      o resto o MP vai saber porque SOMOS INCONFORMADOS COM ESSA PILANTRAGEM DESSE DÉSPOTA.

  12. Recentemente fiz o concurso de provas de títulos para professor da IEMA realizada também pela Fundação Sousandrade, acontece que adiaram a data do resultado final várias vezes e por períodos longos, quando realmente saiu (antes da última data prevista na última retificação) poucas pessoas souberam e tiveram chance de apresentar recurso que eram de 2 dias. Uma pessoa que passou em 15º subiu para a 1ª colocação! Antes ela tinha conseguido apenas 3 pontos e subiu para 14 pontos! como alguém consegue subir tanta pontuação assim com prova de títulos? Para ter uma ideia doutorado valia apenas 1 ponto!

Os comentários estão fechados.