São Luís registra 1.000 mortes violentas em 2015

violênciaA Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) divulgou no fim da semana passada relatório sobre a violência na Região Metropolitana de São Luís que aponta para a ocorrência de 1.000 mortes violentas no ano de 2015. São quase três por dia.

Os dados foram obtidos a partir do monitoramento dos veículos de comunicação e dos dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP).

A maior parte destas ocorrências – mais de 77%, segundo o relatório – é de homicídios dolosos. Também são contabilizados casos de latrocínio, lesão corporal seguida de morte, homicídios decorrentes de intervenção policial, dentre outras situações.

“Diante deste quadro dramático, e levando em consideração que a maioria das ocorrências aconteceu em bairros da periferia, tendo como alvo a população pobre, considero serem fundamentais mudanças estruturais urgentes, que alterem o quadro de desigualdades”, avalia Joisiane Gamba, membro do conselho diretor da SMDH.

Para ela, “o governo precisa deixar de gastar mais em aparato repressivo do que em educação, saúde, lazer, moradia e trabalho”.

Veja mais opiniões sobre o assunto no site da SMDH.

2 pensou em “São Luís registra 1.000 mortes violentas em 2015

  1. O negócio esta feio, ja estão fazendo arrastão em praias em plena luz do dia, assaltando em pontos cheios de gente. Eu quero saber que dados levou essa gestão a dizer que a violência diminuiu.

Os comentários estão fechados.