O deputado estadual Adriano Sarney (PV) anunciou, ainda no fim do ano passado, que protocolará, já nos primeiros dias deste mês, um ofício ao Governo do Estado solicitando informações detalhadas sobre o remanejamento orçamentário promovido pelo governador Flávio Dino (PCdoB), no início do mês de dezembro, que culminou com a retirada de R$ 42,8 milhões que seriam destinados à “Construção e Melhoramento de Diques e Barragens”, mas foram repassados para a “Ampliação da Integração dos Municípios por Rodovia – Viva Maranhão, no Município de São João dos Patos”.
Ao que tudo indica, os recursos – que estavam disponíveis, por exemplo, para o início das obras de construção dos Diques da Baixada, sonho antigo da região – serão agora aplicados na pavimentação da MA-034, entre São João dos Patos e Passagem Franca.
O parlamentar verde diz que quer saber detalhes desse remanejamento:
– Quero saber o que motivou essa decisão de tirar um dinheiro que já estava alocado para diques e barragens e poderia muito bem ser usado para os Diques da Baixada, e redirecioná-lo para asfaltamento. É claro que a população de São João dos Patos também merece obras e ações do Governo, mas porque retirar da Baixada? – questionou.
Adriano diz que já entrou em contato com a Frente de Defesa da Baixada e que organizará neste ano um ato em prol da construção de diques e barragens na região. Ele argumenta que essas obras seriam “redenção dos trabalhadores locais”, porque possibilitariam a retenção de água doce por mais tempo nos campos da Baixada, proporcionando melhores condições de criação para agricultores, pecuaristas e pescadores.
– Temos que levantar nossa voz em defesa dos produtores dessa região. A construção de diques e barragens na Baixada será a redenção dos trabalhadores locais – comentou.
Geralmente o grupo político que perde a eleição vai para a oposição. Mas no Maranhão o grupo da situação e seus seguidores não aceitam críticas e comentários do pessoal da oposição. O tema que o Deputado Adriano Sarney abordou é muito importante. Sabemos que a Baixada Maranhense precisa de muita ajuda do governo e tirar o montante de recursos destinados a Baixada que o governo tirou é uma afronta ao povo daquela região. Certamente vão dizer que Sarney ao longo de tantos governos nunca ajudou a Baixada, mas os recursos constavam no orçamento de 2015 elaborado em 2014 na administração de Roseana Sarney. Portanto se Sarney nunca fez nada pela Baixada, quando resolveu fazer, Flávio Dino tirou os R$ 40 milhões constantes de orçamento anual destinados àquela região e mandou para São João Patos. Ficou uma coisa pela outra. Se um não fez o outro não quis fazer. Sou baixadeira e fiquei revoltada.
Adriano me representa! O único que se levantou contra essa injustiça do governador Flaviio Dino. Parabéns!
MEUS PARABÉNS ADRIANO, ESSA É UMA VOZ QUE MERECE RESPEITO NESSA ASSEMBLEIA VACA DE PRESÉPIO.
Lamentável, pois acompanhei a luta do deputado federal Sarney Filho que é um dos poucos que se preocupa com a nossa região. Pois ao participar da instalação da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada e do Litoral Norte Maranhense, mobilizou todos os colegas parlamentares para liberar as emendas de bancada do governo federal, para possibilitar a execução dos projetos de construção dos “Diques da Baixada” e da Barragem do Rio Maracu. Um projeto de grande alcance social que prevê a construção de 50 km de diques de 2 metros de altura, para conter a água salgada para os campos, permitindo a retenção de água doce por cerca de seis meses. A obra viabilizaria, também, projetos de pecuária, agricultura irrigada e piscicultura e evitará o problema das enchentes, que deixam milhares de moradores desabrigados todos os anos. Pior que ainda tem jornalistas que se sujeitam a criticar aos que trabalham pelo desenvolvimento de nosso Estado. Sejamos justos com que realmente tem compromisso com a Baixada e com o Maranhão.
Esse governo medíocre só sabe fazer politicagem. Não trabalham com prioridade. O impacto desse projeto tem certeza que economicamente mais viável que obras de asfalto. Desafio o governo a provar o contrário! Parabéns ao Deputado por levantar essa bandeira…
O QUE A TIA DO PRÍNCIPE FEZ PELA BAIXADA NOS SEUS VÁRIOS ANOS DE DESGOVERNO NO ESTADO?
BOA PERGUNTA!