São Luís sediará encontro de vereadores e prefeitos‏

gilVereadores e prefeitos de várias cidades brasileiras estarão reunidos nesta quinta-feira (18), em São Luís, discutindo assuntos de interesse das populações e que estão inseridos na pauta municipalista de debates.

Trata-se do Encontro Nacional de Vereadores e Prefeitos, que será realizado no auditório Paulo Freire, na Assembleia Legislativa do Maranhão. O evento, que acontece pela primeira vez na capital maranhense, está sendo promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) – entidade que reúne as Associações e Uniões de Vereadores de todo o país e que representa os mais de 57 mil parlamentares municipais brasileiros – e conta com o apoio da AL e da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM).

A programação, que terá início na quinta, a partir das 9h, e se prolongará na sexta-feira (19), é composta de painéis nos quais serão abordados temas diversos, dentre eles Prestação de Contas de Vereadores e Prefeitos e a Repercussão nas Eleições Municipais de 2016; Governança e Transparência na Gestão Pública; Pacto Federativo; Fortalecimento do Municipalismo; Novos Desafios das Eleições 2016; e Federalismo Fiscal.

Entre os palestrantes, estão o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), desembargador Lourival Serejo; o vice-presidente do Tribunal de Contas da União, ministro Raimundo Carreiro; o prefeito de São José de Ribamar e presidente da FAMEM, Gil Cutrim; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro José de Ribamar Caldas Furtado; o secretário executivo do Ministério das Cidades, Cláudio Trinchão; além do presidente da UVB e vereador da cidade de Iraí (RS), Gilson Conzatti.

“Deveremos contar com uma boa participação de vereadores e prefeitos maranhenses. Será um momento importante no qual estaremos discutindo assuntos que, hoje, pautam todos os debates municipalistas no Brasil”, explicou o superintendente da UVB no Maranhão e vereador da cidade de São Pedro dos Crentes. Asaf Sobrinho.

As inscrições, de acordo com ele, poderão ser feitas durante todo o evento.

Um comentário em “São Luís sediará encontro de vereadores e prefeitos‏

  1. O PODER DA GLOBO: Acusados de emboscada à equipe da Globo no Maranhão, vão a Juri hoje (16)
    O PODER DA GLOBO: Acusados de emboscada à equipe da Globo no Maranhão, vão a Juri hoje (16)

    Crime ocorreu em 2014 quando os jornalistas faziam uma reportagem na cidade de Anapurus e pararam em um restaurante para almoçar.

    O julgamento dos acusados de terem emboscado a equipe de televisão composta pelos repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo da Rede Globo e ainda roubaram os equipamentos dos jornalistas, está previsto para ocorrer hoje, no Fórum da cidade de Brejo. A equipe de reportagem estava investigando denúncias de desvio de dinheiro público de mais de R$ 30 milhões e ainda a existência de esquema de “obras fantasmas” e “empresas laranja” nas cidades de Mata Roma e Anapurus, e foram surpreendidos na tarde de 17 de julho de 2014, em uma churrascaria, na cidade de Anapurus….

    A audiência vai ocorrer no período da tarde e serão ouvidos o policial militar Raimundo Silva Monteles, o Tata; secretário de Assistência Social da cidade de Anapurus, Manoel Francisco Monteles Neto, o Zominha; secretário de Finanças, Jairo Lisboa de Sousa, o Jairinho; Agnaldo Henrique Alves, o Risca faca.

    Segundo a polícia, eles respondem a ação penal pelo crime de roubo majorado. A prisão deles ocorreu dias após o fato, mas foram soltos por meio de habeas corpus concedido pela juíza titular da comarca de Brejo, Maria Conceição Privado Rêgo. O processo desde então tramita nessa comarca e sob o comando dessa magistrada.

    O assalto
    Os repórteres Eduardo Faustini e Luiz Cláudio Azevedo tinham parado para almoçar em uma churrascaria, na estrada que liga as cidades de Anapurus e Mata Roma, quando foram surpreendidos pelos acusados. Eles estavam em dois veículos e três homens saltaram e apareceram mais quatro a pé.
    O bando cercou os repórteres. Dois deles entraram no banco de trás do carro. Os repórteres explicaram que eram jornalistas da TV Globo e estavam trabalhando em uma reportagem para o Fantástico e saíram do carro, para evitar o que parecia um sequestro. Foi quando um dos homens tomou a câmera da equipe e fugiu levando o aparelho de trabalho dos jornalistas.

Os comentários estão fechados.