Deputada denuncia negligência com paciente renal crônica

Andrea Murad 3Maria do Espírito Santo Cardoso de Oliveira (60) está internada na UPA do Vinhais desde o dia 22 de fevereiro. Uma das filhas, desesperada com a situação da mãe que é renal crônica, relatou o caso à deputada Andrea Murad que usou as redes sociais para cobrar providências do governo, onde publicou ainda um vídeo mostrando o caos na UPA pela péssima qualidade no atendimento.

“[Ela] necessita fazer diálise 3 vezes por semana. O problema é que dona Maria foi internada na UPA do Vinhais desde o dia 22 com sintomas de cansaço e os médicos recomendaram que ela fizesse diálise em uma UTI por causa do seu estado de saúde, inclusive, dando encaminhamento para que fosse transferida para o Hospital Dr. Carlos Macieira. Até hoje não a transferiram justificando a falta de leito, enquanto agrava-se mais ainda o quadro de dona Maria, que continua na UPA e está há 5 dias sem fazer diálise”, contou a parlamentar na sua página oficial.

A família informou ainda que nesta sexta-feira (04) vai entrar com um pedido de liminar para que a paciente seja transferida imediatamente para uma UTI do HCM, onde ela poderá fazer a diálise, nos padrões recomendados pela equipe médica.

“A própria assistente social na UPA me informou que só na justiça pra conseguir a transferência. Estamos desesperados. Sábado foi a última vez que ela fez diálise, ela já está na ala vermelha e não pode sair pra fazer diálise laboratorial. Mas vamos entrar na justiça imediatamente”, contou Tarssia Oliveira, filha da paciente.

A deputada lamentou que o caso de Maria seja mais um a ser judicializado por causa da má gestão da saúde pública do Maranhão.

“O mais revoltante é que será mais um caso judicializado porque nem a UPA e nem a Central de Regulação tomam providências. Meus amigos, não compreendo tamanho descaso com pacientes, são cuidados que requerem agilidade do serviço público. Quero aqui manifestar toda a minha revolta e dizer às irmãs Tarssia, Samaya e Soraya que usarei a minha voz para denunciar mais esta negligência do Estado para com seu povo!”, finalizou Andrea.