Idealizador da Ficha Limpa diz que impeachment é “incabível”

marlonO juiz maranhense Márlon Reis, um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, declarou em entrevista à Folha de S. Paulo que é incabível o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

O magistrado argumenta que um pedido baseado em falhas administrativas, a despeito da sua gravidade, não justifica a perda do mandato.

Para o juiz, a melhor solução é o julgamento da chapa de Dilma e Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não importando o resultado.

Veja abaixo trechos da entrevista

Folha – No atual cenário, cabe o impeachment da presidente Dilma Rousseff?

Márlon Reis – Eu vejo dois graves problemas. Do ponto de vista constitucional, não há cabimento para o pedido, porque se baseia numa falha administrativa, que apesar de considerável, jamais poderia autorizar a destituição da titular do mais alto cargo da estrutura da República. Não há fundamentos para que possa ser sequer cogitado.

Na perspectiva política, há evidentemente a intenção de, através do impeachment, dar resposta à crise política retirando do poder apenas a presidente, quando na verdade a Presidência foi conquistada por um grupo político, uma chapa do PT e PMDB.

Não é possível acreditar que se resolverá o problema político cindindo uma relação que é unitária e indissolúvel.

As ações em andamento no TSE contra Dilma e Temer têm guarida jurídica?

O Brasil inaugurou um tempo em que a Justiça passou a ser cobrada em relação ao comportamento dos candidatos em campanha. Foi um trabalho histórico da sociedade.

São conquistas como o movimento contra a compra de votos no final da década de 90 e mais recentemente a Lei da Ficha Limpa. A sociedade reconhece e legitima os tribunais eleitorais, para que eles decidam sobre os temas relacionados à maneira como os candidatos se comportam nas campanhas eleitorais e que eventualmente desrespeitaram alguma norma.

Por isso, o TSE tem legitimidade para decidir com relação à candidatura da presidente, dos atos que a campanha dela possa ter praticado.

O TSE seria o caminho para um eventual impeachment?

Quando eu afirmo que o impeachment é incabível tanto constitucional quando politicamente, eu digo que o TSE deverá se pronunciar sobre as alegações graves que pairam sobre como a maneira como a chapa Dilma-Temer saiu vitoriosa. Elas são da mais alta gravidade, do possível uso de recursos indevidos na campanha. Se isso ocorreu, competirá ao TSE decidir. O que quero dizer é que o TSE tem toda a legitimidade institucional para tomar uma decisão, que deverá ser respeitada, qualquer que seja ela.

Continue lendo aqui.

8 pensou em “Idealizador da Ficha Limpa diz que impeachment é “incabível”

  1. Mais um que apenas fala de forma genérica. Dizer que deve ou não ter impeachment até um carroceiro sem instrução pode se manifestar. Gostaria que o mesmo fundamentasse o seu achismo para que fosse crível mensurar sua manifestação. O que mais tem hoje são pessoas pró ou contra que sem nenhum embasamento apenas falam, falam e falam.

  2. Argumentação jurídica existem para os dois lados, o fato é que a Presidente Dilma e seu grupo inclusive o PMDB que hoje pula do barco, arrastou o Brasil para uma situação caótica jamais vista nas últimas décadas.
    A peça que fundamenta o pedido de afastamento não foi elaborada por irresponsáveis, todos têm história política e jurídica inclusive no meio acadêmico.
    Aliado a isso existe o fator político, essa crise em boa parte é alimentada por um Presidencialismo canibalesco, se houvesse o Instituto do “RECALL ELEITORAL” o impasse político e jurídico já estaria definido há muito.

  3. Esse juiz deve ser do PT desrespeitar a lei de orçamento, gastando mais do que foi aprovado no Congresso Nacional é crime de responsabilidade. Se for assim não precisaria existir tribunal de contas, controladoria geral da união, o presidente, governadores e prefeitos governavam como se estivesse administrando suas boiadas. Ora me compre um pode, senhor juiz.

  4. Usando condição de juiz de direito e ícone da Ficha Limpa para falar bobagem e tentar influenciar o julgador competente para definir a configuração ou não dos crimes de responsabilidade, que é o Congresso Nacional. Gostaria de saber como andam os índices de produtividade do ilustre magistrado na comarca da qual é titular no interior do Estado. Ele recebe salário alto pago pelo povo maranhense para julgar processos, realizar função jurisdicional do Estado e pacificar os conflitos sociais. Acho que foi mordido pela mosca azul depois do Ficha Limpa! Difícil voltar para as entrancias iniciais.

    • Esse juiz é um dos mais respeitados do país e até fora. É um árduo defensor da democracia e de eleições limpas. Costuma ser convidado pra proferir palestras no Brasil inteiro. Por isso tem credibilidade e merece respeito.

  5. Marlon Reis é um dos ícones da esquerda política, pois sua palavra de ordem sempre foi a tal Reforma Política, instituto que seria instrumentalizado pelo PT, que reinava no poder, para a definição de parâmetros que, ao final de tudo, não beneficiariam a República e nem o interesse público, mas sim o PT. Falo do financiamento exclusivamente público de campanha e do voto em lista fechada. Aquele poria o PT em vantagem, pois o desvio de $ público nas estatais e o recebimento de propina em caixas 1 e 2 sempre permitiria gastos maiores do Partido, não declarados. O Min Gilmar Mendes já falou isso claramente: com os bilhões roubados, a vantagem em uma campanha seria infinda. Ademais, o critério para a divisão do fundo partidário seria o tamanho da bancada, o que beneficiaria o PT junto com o PMDB, parceiro na corrupção.
    Já o voto em lista fechada beneficiaria os capa-pretas do PT. Porém, o plano foi por água abaixo.
    Por fim, observo o impeachment da Presidente não para a ação no TSE. Se esta Corte Eleitoral ponderar que o Vice deve ter seu mandato cassado por abuso do poder econômico, visto que a chapa é única, que o faça. Provas há em demasia e cada vez mais escandalosas, como saber que Ministros extorquiram empreiteiros e arrecadaram $700 MILHÕES (SETECENTOS MILHÕES DE REAIS) para a campanha presidencial de 2014.
    Ora, Dilma não é só omissa, mas corrupta, como vemos diariamente e será provado pelas Operações Lava Jato, Acrônimo e Zelotes: a) possui operadores de propina e negociatas (Erenice Guerra, Giles Azevedo, Edinho Silva, Palocci, Delcídio Amaral, Valter Cardeal e Anderson Dorneles); usou seu múnus de nomear ministros para obstruir a Justiça (caso de Edinho Silva, Navarro Dantas no STJ, Jacques Wagner, José Eduardo Cardozo e Lula); quis nomear Gim Argello, hoje preso, ao TCU para ter um Cavalo de Tróia e não conseguiu pela força dos servidores efetivos que se mobilizaram e impediram. Nomeou então Vital do Rêgo cujo processo de investigação contra está no STF. E se fosse falar não iria parar. É corrupção demais: $150 MILHÕES DE REAIS DE PROPINA SÓ EM BELO MONTE? Isso é a propina ou a obra toda? Falta descarada de escrúpulos, golpes e mais golpes baixos na democracia.

  6. Esse juiz fala demais. Vive de mídia e não trabalha. Liga para a comarca dele, João Lisboa ou fala com qualquer advogado da localidade, um verdadeiro caos e lentidão total nos processos de João Lisboa. Deve ser adepto de Flávio Dino, fala muito e trabalha pouco.

Os comentários estão fechados.