São Luís: vereadores pedem serenidade a professores em greve

O vereador Osmar Filho (PDT) declarou em discurso na tribuna da Câmara de Vereadores que, mesmo sabendo das necessidades da categoria dos professores, é preciso que o momento seja de reflexão e serenidade quanto à necessidade do movimento paredista.

“É preciso que se tenha serenidade em discutir o tema porque a gente tem que ter uma visão do contexto geral. Nós sabemos os anseios da categoria, mas não podemos deixar de lado o momento em que vive o país, de total dificuldade. Vários estados estão com dificuldades de pagar os salários dos servidores”, enfatizou o vereador.

De acordo com Osmar Filho, vários estados já anunciaram que não darão sequer 1% de reajuste e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, apesar de todas as adversidades, tem procurado valorizar não só os educadores dos municípios, mas todo o funcionalismo público de São Luís. A Prefeitura de São Luís propôs ao sindicato de professores reajuste de 10,67%.

“A proposta do prefeito é a possível, dentro de um equilíbrio que não comprometa o erário público municipal, para que não haja atraso e que eles possam receber em dias seus vencimentos. É importante ressaltarmos que nessa gestão já houve reajuste de 28,43% no total. Claro que queríamos que fosse mais elevado, mas não podemos deixar de lado a realidade e os avanços da categoria com vários direitos resgatados nesta gestão”, destaco o parlamentar.

Responsabilidade

Além do líder do governo, outros parlamentares da Câmara dos Vereadores de São Luís se mostraram preocupados com a situação a sensibilidade do momento para a educação municipal. Em conversa com jornalistas ao final da sessão ordinária da última terça-feira (24), o vereador Ricardo Diniz considerou a proposta do prefeito Edivaldo Holanda Júnior extremamente responsável em relação à situação.

O parlamentar criticou ainda a postura do Sindicato em não aceitar a proposta da prefeitura, que é inferior em menos de 1% ao valor pleiteado pelo sindicato. Diniz advertiu ainda que o comportamento da direção do Sindicato em relação à Câmara, em especial à Comissão de Educação, é de quem desconhece o papel de um vereador e ainda ignora a realidade econômica do município.

“Nós não podemos criar uma despesa que o município não consiga honrar. O prefeito tem sido responsável em equilibrar estas despesas. É claro que gostaríamos de propor maiores reajustes, porém a realidade não permite isto no momento. A proposta da prefeitura é de menos de 1% daquilo que foi exigido pelo Sindicato e, mesmo assim, não é aceito, de forma que foge da realidade”, afirmou.

12 pensou em “São Luís: vereadores pedem serenidade a professores em greve

  1. Quem tem tudo a perder são os alunos que já tem uma educação fraquíssima onde muitas das vezes nem o conteúdo é todo dado no período normal, imaginem com greve.

  2. Não só serenidade, como bom senso e responsabilidade com a educação! O sindicato precisa de colocar em jogo o bem estar de milhares de alunos por conta de interesses entre grupos adversários. Chega disso! Não me sinto representado por essa greve pois o acordo com a prefeitura deveria ser feito pro bem estar de todos.

  3. Isso ta parecendo mais uma questão política do sindicato, porque os professores nem queriam a greve e a pŕefeitura já tentou acordos e não tão aceitando.

  4. Esse valor exigido pelo sindicato é impossível de ser cumprido, pois a Prefeitura de São Luís está impedida, por força da lei eleitoral vigente, de conceder o percentual de reajuste de 11,36%. Conforme a Lei nº 9.504/1997, os agentes públicos não podem autorizar reajustes superiores à inflação apurada no pleito.

  5. LAVA JATO
    TEORI ZAVASCKI HOMOLOGA ACORDO DE DELAÇÃO DE SÉRGIO MACHADO
    MACHADO OBTEVE O ACORDO AO DELATAR RENAN, JUCÁ, SARNEY…
    Publicado: 25 de maio de 2016 às 11:34 – Atualizado às 11:46
    Redação

    O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu homologar o acordo de delação premiada do ex-senador Sérgio Machado, ex-presidente da estatal Transpetro, subsidiária da Petrobras.
    Zavascki é relator da Operação Lava Jato no âmbito do STF, que julga políticos com foro privilegiado. Machado voltou ao noticiário esta semana com a divulgação de conversas comrometedoras que ele gravou com antigos companheiros, como o ex-ministro do Planejamento Romero Jucá e o presidente do Senad, Renan Calheiros, considerado seu propor político.

    TEORI ZAVASCKI LAVA JATO DELAÇÃO PREMIADA SERGIO MACHADO RENAN

    DA COLUNA CLAUDIO HUMBERTO

  6. Tenho que parabenizar esses vereadores, é muito injusto prejudizar 85 mil alunos por briga de duas pessoas que querem dominar um sindicato.

  7. Só que o nobre vereador esqueceu de dizer que os 10,67% “oferecido” para a categoria será parcelado com último parcelamento em novembro sem retroativo, e abaixo do piso nacional que é de 11,36% , em ano eleitoral esses vereadores que só se preocupam com as reeleições deveriam sair de seus gabinetes e ver de perto o estado caóticos das escolas, sem segurança, sem transporte para as crianças da zona rural por falta de pagamento da Semed a empresa do transporte, é fácil esses representantes do povo que nem vão todos os dias ao parlamento pedirem cautela aos professores; espero, sinceramente, que nenhum desses vereadores atuais consigam a reeleição e menos ainda o sub prefeito Edivaldo.

  8. A postura do prefeito a meu ver é a melhor possivel, tentando buscar um entendimento, mas os sindicatos parecem nao querer isso.

  9. Pela primeira vez dou razão a prefeitura em relação a greve de professores. A proposta dada é completamente aceitáveis e a relutância em não aceitar é sim política. Os professores deveriam eram se rebelar contra esse sindicato e não contra os alunos.

  10. Realmente Edivaldo está sendo muito mediador pensando em ambos os lados, professores e alunos. Acho a proposta da prefeitura coerente dentro do contexto atual do país, sem falar nas questoes dos alunos, e dos professores que com a greve atrasará tudo.

  11. seu vereador Osmar Filho, o problema é que a categoria já possui perdas salariais de muitos anos( e todos anos é assim) infelizmente ( a camara de vereadores desconhece aluta diária da categoria. Vocês vivem em ar condicionado discutindo, os professores dão aula no calor extremo, além da insegurança, falta água a professores e alunos, isso é apenas um pequeno exemplo da calamidade que se encontra a educação.

    então se sensibilize vereador com a causa da educação
    Fica a dica!

    • vereador o problema não é o 10,67% como alardeia os veículos governistas e sim o parcelamento desse valor. Vcs distorcem as coisas vereador. Por favor não divulguem coisas que vcs não sabem

Os comentários estão fechados.