MA pode desperdiçar potencialidades do Porto do Itaqui, alerta Hildo Rocha

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal o deputado Hildo Rocha (PMDB/MA) disse que a inauguração da nova eclusa do canal do Panamá representa uma oportunidade histórica para o Maranhão.  Rocha lembrou que, em função das suas características, o porto do Itaqui tem capacidade para receber navios pós-panamax, denominação dada aos navios de grande porte que não podem atravessar o Canal do Panamá porque as dimensões das antigas eclusas são pequenas para esse tipo de embarcação. A nova eclusa foi projetada para suprir essa demanda.

Mas, segundo o parlamentar, por falta de interesse do Governador Flávio Dino o Maranhão poderá desperdiçar a grande oportunidade de se beneficiar da nova realidade que surgirá com a abertura da nova eclusa do Canal do Panamá. “Durante os mandatos de Roseana Sarney o Itaqui recebia grandes investimentos. Roseana ampliou a capacidade do porto, com a instalação até do Tegran (Terminal de Grãos) e, com isso, atraiu grandes indústrias, como a Suzano. Mas atualmente até mesmo a balança do porto está quebrada; o pátio cheio de buracos; e as tarifas praticadas no Maranhão são as maiores do país. Isso desestimula os investidores, encarece os produtos e prejudica o nosso Estado”, lamentou.

Rocha enfatizou que o porto do Itaqui é um patrimônio de inestimável importância para a economia maranhense. “O Itaqui é um grande patrimônio do Maranhão que começou a ser construído em 1966, pelo então governador do Maranhão José Sarney, que por ser um grande visionário percebeu que naquele local poderia ser construído um porto para alavancar o desenvolvimento de São Luís e de todo o estado, destacou.

Descaso

O deputado enfatizou que é necessário o povo maranhense tomar conhecimento do que está acontecendo de fato no porto do Itaqui. “Hoje, na verdade o Porto do Itaqui serve mais de cabide de empregos do que gerador de desenvolvimento, serve muito mais para empregar camaradas do governador Flávio Dino do que atrair empreendimentos para o estado. “, declarou Rocha.

O parlamentar disse ainda que há indícios de que o Governador Flávio Dino esteja usando a Emap – Empresa Maranhense de Administração Portuária, estatal que administra o Itaqui, para fazer promoção pessoal com dinheiro público. “Além de bancar a promoção pessoal do governador, o Itaqui serve ainda como fonte de manutenção do Partido Comunista porque os trabalhadores do porto, que são filiados ao PCdoB, são obrigados a repassar um percentual do salário para o partido”, afirmou.

Em função da falta de interesse do Governador e dos desmandos apontados, Rocha defende que o porto volte a ser administrado pela Companhia de Docas do Maranhão, órgão do Governo Federal. “A política econômica do governador é equivocada e prejudicial à economia do nosso Estado. Não há investimentos; ele não estimula a vinda de grandes empresas para gerar empregos e impostos. Se bem administrado o Itaqui se fortalecerá, irá criar oportunidades de trabalho e gerar riquezas. Mas, se continuar sendo administrada de acordo com o modelo comunista implantado por Flávio Dino fatalmente essa oportunidade será desperdiçada. Vamos perder a condição de transformar o porto do Itaqui em Hub Port (porto concentrador) para o Pará, Pernambuco ou Ceará”, alertou Rocha.

6 pensou em “MA pode desperdiçar potencialidades do Porto do Itaqui, alerta Hildo Rocha

  1. Deputado o Porto do Itaqui está jogado. A greve dos tpas é sinal de como o Porto está mal administrado. Sem manutenção, sem investimento falta de gestão voltado para atrair investjmentos. Esses números que são divgados nada é obra da atual gestão e sim da gestão passada. O porto era referencia nacional em gestão ambiental e nem as licenças essa atual gestão não consegue manter em dia. O Porto não realiza mais nem monitoramento ambiental, onde é obrigado pela legislação ambiental!!!! Alô IBAMA, promotoria de meio ambiente, antaq.
    TED não tem capacidade de gerir Porto como esse!!!!

  2. Parabens Deputado Hildon Rocha é pura verdade na gestão passada varios projetos foram iniciados como a necessidade de um terminal para os fertilizantes, areas para containers inclusive frigorificados com estudo e potencialidades de cargas, necessidade de mais berços, areas para armazenagens de cargas de projetos e por ai vai . Eles enchem a Boca para falar de lucro que vem do tegram projeto iniciado e inaugurado por gestões anteriores, como todo o governo que não fez nada de novo já Pegou Tudo iniciado apenas mudou os nomes para confundir os menos informados pq Quem tem conhecimento sabe que esse governo não passa de um bando de incompetentes que Batem cabeça para esse comunista Mas só tem Mais 2,5 Anos e meio ! Esse gordinho não se elege nem a síndico de seu prédio kkkkkkkkkkk que venha 2018 para levar taca feia se hoje seus aliados já estão querendo distância é esperar e ver qd o dia de sua saída chegar hahaha

  3. Acho uma tremenda desonestidade do Hildo Rocha em falar isso. Quem viu os resultados operacionais do Porto em 2015, comparativamente aos anos anteriores, tem perfeita consciência de que a gestão não montou um “cabide de empregos”.

    • Percebe-se a falta de conhecimento dos escudeiros do PCdoB, pois se bem entendessem de algo saberiam somar números de poucas casas decimais e veriam que a obra do TEGRAM, que levou bem mais que 1 ano funcionar, passou a render dividendos apenas na gestão do gordinho papada de porco.
      Atirar com bala no cão da arma é bom né Gilbertão?

Os comentários estão fechados.