Roberto Rocha Jr. quer sinais sonoros em semáforos

rrjrO Plenário da Câmara Municipal aprovou na manhã desta quarta-feira, 08, uma importante proposição que visa facilitar o acesso da pessoa com deficiência visual ou com mobilidade reduzida, nas vias públicas de São Luís. De autoria do vereador Roberto Rocha Júnior (PSB), o requerimento propõe que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), instale semáforos com sinais sonoros, em complemento aos sinais visuais, nas principais vias públicas e próximos a estabelecimentos como shopping, faculdades, escolas, supermercados, dentre outros locais onde o fluxo de veículos seja mais intenso.

No Brasil, várias cidades já disponibilizam os semáforos com sinais sonoros para ajudar na travessia dos cegos. O seu uso é bastante simples: basta pressionar um botão, e o deficiente visual irá ouvir um som que indicará que o dispositivo foi acionado. Quando a via for fechada, um outro som mais alto será emitido, sinalizando que o pedestre já pode atravessar a rua em segurança.

“Muitos acidentes fatais ocorrem em decorrência de atropelamentos, portanto, essa medida, além de garantir maior acessibilidade e segurança, irá propiciar, sobretudo, o direito constitucional de ir e vir, promovendo a inclusão dessas pessoas que lutam para terem seus direitos respeitados de forma digna na sociedade”, ressaltou o vereador Roberto Rocha Júnior.

Acessibilidade

O parlamentar, desde que assumiu o seu mandato na Câmara Municipal, já apresentou inúmeros requerimentos para ajudar na acessibilidade da pessoa com deficiência, em São Luís. Ele é o autor do Projeto de Lei 233/13, já aprovado pela Câmara Municipal, que assegura aos deficientes visuais residentes em São Luís, o direito de receberem em braile e sem nenhum custo adicional, as correspondências oficiais do Poder Público Municipal, bem como das empresas comerciais de toda e qualquer natureza.

5 pensou em “Roberto Rocha Jr. quer sinais sonoros em semáforos

  1. Devia aproveitar para pedir q os fizessem funcionar, bem como implantar a sinalização horizontal. A gente primeiro começar a andar, depois corre. Aqui nessa cidade, ainda engatinhamos, e mal.

  2. Que bom ver o vereador trabalhando em prol dos deficientes. Apesar do seu mandado inexpressivo, gostei da iniciativa.

Os comentários estão fechados.