Desativado, Aterro da Ribeira é referência em gerenciamento de resíduos

aterroUm dos aspectos que merece ser contabilizado no êxito da administração Edivaldo Holanda Júnior em São Luís é a resolução de problemas históricos da cidade. A licitação do sistema de transporte, a urbanização de localidades que nunca tinham recebido a presença do poder público e a desativação do Aterro da Ribeira – que completa um ano hoje, 25 – são alguns resultados positivos da atividade de enfrentamento adotada pelo prefeito desde os primeiros dias da sua gestão.

De cenário deplorável de degradação ambiental e humana, o Aterro da Ribeira tornou-se referência no gerenciamento de resíduos. E não é para menos: com a desativação, após 15 anos de operação do aterro, São Luís se tornou uma das primeiras cidades brasileiras a cumprir o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. A capital maranhense está inclusive dois anos adiantada na meta estipulada pelo plano, que estende prazo até 2018 para a desativação de lixões em todo o país.

aterro2Agora, o lixo que representava perigo até para as operações do aeroporto de São Luís, por causa do voo constante de aves de rapina, é destinado a um aterro sanitário, a cerca de 60km da capital.

Outro exemplo de pioneirismo na área da gestão de resíduos são os Ecopontos, que recebem os materiais de grande volume não recolhidos na coleta tradicional e que funcionam como ponto de apoio para carroceiros, catadores e cooperativas de reciclagem, que já encontram o material organizado e separado para coleta.

Com ações como estas, Edivaldo deixa na cidade a marca de sua gestão. Assim, cala os argumentos dos que veem sua juventude como sinônimo de falta de experiência e atribui ao termo o seu melhor significado: o de pioneirismo.

15 pensou em “Desativado, Aterro da Ribeira é referência em gerenciamento de resíduos

  1. Gilberto, acho que você não está andando direito pela cidade. Infelizmente o lixo continua em todos os mesmos velhos lugares, com raríssimas exceções.

    Outra coisa, pelo preço que São Luís paga pelo serviço de lixo, dava até para lavar as calçadas todos os dias! E não podemos esquecer que a limpeza de canteiros e de jardins só acontece agora, no final do segundo tempo, para que alguém ache que isso é a administração do EdH Jr. São dois meses contra 3 anos e meio de péssima consideração com todos os ludovicenses. Chega para ele.

    Castelo não prestou, trocamos.E olha que ele fez mais que o prefeito atual.
    Agora EdH Jr não prestou também. Vamos trocar de novo!!!

    • Cara, que vc não seja a favor de Edivaldo tudo bem, mas dizer que Castelo fez mais que ele é querer forçar a barra. Talvez a única coisa significativa que esse senhor tenha feito, foi a Av. Santos Dumont, que por sinal já estava toda precisando de reparos quando Edivaldo assumiu. Ele fez aquela obra desastrosa do canal do Cohatrac que foi arrastada pela chuva, e que por isso Edivaldo está tendo que fazer novamente, asfalto nas ruas? coisa muito rara, eram só as avenidas e olhe lá, na gestão desse senhor até a energia da prefeitura era cortada, ou vc não lembra disso? Repito, vc tem todo o direito não gostar de Edivaldo, mas dizer que Castelo fez melhor, por favor!!!

      • Realmente, o excesso foi para concordarmos que ambos foram péssimos. Mas além da Santos Dumont, teve a Mário Andreazza. E o prefeito qual via fez? Pelo menos o serviço de pintura de Asfalto do Caostelo foi melhor. Todas as intervenções de vias feitas pelo EdH Jr já estão esburacadas e o tapa buraco é uma geração de lombadas. Andar de carro em São Luís e tremer até o próximo destino!

  2. Quem tirou o lixão da ribeira foi a JUSTIÇA Edivaldo foi obrigado a cumprir um determinação judicial. A licitação do transporte público já foi homologada e publicada ? É creditando a se mesmo que esses políticos conseguem enganar os eleitores menos esclarecidos.

    • Leia sobre o Plano Nacional de Resíduos Sólidos e verás que não tem nada a ver com justiça. A capital maranhense está inclusive dois anos adiantada na meta estipulada pelo plano, que estende prazo até 2018 para a desativação de lixões em todo o país. Temos que parar com essa mania de querer apenas apontar os erros e não reconhecer os acertos.

  3. Gilberto!

    Vc é um jornalista sério. Agora, ‘contabilizar’ realizações do inoperante prefeito Holandinha, vai dar saldo negativo por séculos.

    Pode até ‘contabilizar’. Se for por este critério, é bom ele arrumar as malas aé…

    ‘Contabilizar’? Me poupe! A população de São Luís é o que menos se aproxima do Eremildo.

    Porque Eremildo é um idiota. Só.

  4. A cidade tá cumprindo essa meta ( e com antecendencia) é realmente algo para se parabenizar. Muito bom! Nossa cidade merece!

  5. É maravilhoso ver um gestão preocupada com as causas ambientais e trabalhando para melhorar nossa cidade.

  6. A prefeitura tá fazendo o que deve ser feito e ainda tem gente que critica e diz que nao ta sendo feito nada. Um absurdo! Eu parabenizo muito essa prefeitura atual que tirou a cidade do caostelo em que a administracao anterior deixou.

    • Você consegue me apresentar algum resultado que não tenha sido feito este ano para as eleições, Ederson? Falo de trabalho sério, que ainda esteja bem feito e funcional.

  7. As pessoas são confusas ao ponto de não conseguirem aceitar quando a ação é boa só por implicância com o outro. Vamos evoluir. Se o cara fez uma coisa boa, dê parabéns. Se ele fez algo ruim, critique. Agora criticar uma boa ação é algo bem ridículo.

    • Agora, ‘contabilizar’ realizações do inoperante prefeito Holandinha, vai dar saldo negativo por séculos.

      Pode até ‘contabilizar’. Se for por este critério, é bom ele arrumar as malas aé…

      ‘Contabilizar’? Me poupe! A população de São Luís é o que menos se aproxima do Eremildo.

      Porque Eremildo é um idiota. Só.

      Comentar ↓

  8. Se fosse um gestor que não se importasse com a sustentabilidade, com certeza esse aterro ainda estaria do mesmo jeito, meus parabéns as pessoas que conseguiram acabar com lixão a céu aberto!

Os comentários estão fechados.