TV Mirante no processo

miranteDa coluna Estado Maior

Os candidatos a prefeito de São Luís serão entrevistados pela TV Mirante a partir do dia 19 de setembro. As entrevistas serão realizadas no JMTV 1ª edição, com duração de 15 minutos para os candidatos com representatividade na Câmara Federal, sendo realizadas ao vivo de 19 a 22 de setembro. Já os demais candidatos, sem representatividade, terão as entrevistas gravadas, com duração de três minutos, exibidas no JMTV 1ª edição nos dias 23 e 24 de setembro.

A ordem das entrevistas foi determinada por meio de sorteio, realizado ontem, durante reunião com os assessores dos candidatos e representantes do Grupo Mirante. A primeira entrevistada será a deputada Eliziane Gama (PPS).
Em um eventual segundo turno, as entrevistas serão realizadas pelo JMTV 2ª edição, com duração de 8 minutos para cada candidato.

Na reunião ficou determinada, ainda, a data de realização do debate entre os candidatos aptos, conforme a Lei Eleitoral. As normas do debate e os nomes dos candidatos que irão participar serão divulgados posteriormente.

Também ontem, a Mirante ganhou um reforço para o seu posicionamento em relação ao programa. O Supremo Tribunal Federal decidiu que as emissoras não precisarão mais da anuência de 2/3 dos candidatos para formular convites aos postulantes. Ela agora pode determinar como, e com quem, fazer o debate.

Pode, por exemplo, convidar os que têm representação na Câmara e convidar outros, com base nos critérios que escolher. A decisão do STF deve agilizar a definição da data do debate Mirante no primeiro turno.