“Governo usa Segurança e a Comunicação para perseguir adversários”, diz Adriano Sarney

O Rugir dos Leões

Por Adriano Sarney*

Contra fatos não há argumentos. Os indícios de que o Governo do Maranhão usa a Segurança e a Comunicação para perseguir dissidentes e adversários políticos, manipular a população e influenciar o pleito eleitoral desse ano são incontestáveis. O aparelhamento do Estado não seria o único desrespeito à democracia, os aliados de primeira hora do governo também estão recebendo dezenas de milhões em convênios, enquanto os municípios geridos por adversários passam por dificuldades, um verdadeiro desrespeito com o povo.

adrianoFiliado ao PCdoB e ex-candidato a vereador de São Luís, o Secretário de Segurança é acusado em gravações disponíveis na internet de transferir policiais de suas cidades em pleno período eleitoral. Segundo o Major Genilson Cordeiro, de Imperatriz, os perseguidos são os policiais que declararam voto contrário ao projeto comunista. Não satisfeito com as transferências arbitrárias, a Segurança prendeu o Major, um ato de claro desrespeito ao direito da livre expressão, uma conquista democrática e protegida pela nossa Constituição.

Dentre tantas outras arbitrariedades espalhadas pelo Estado, há notícia de que alguns policiais estão sendo deslocados para o interior para atropelar os procedimentos, as licenças e a autonomia municipal com o intuito de forçar ações eleitoreiras do governo, como se o Maranhão fosse uma terra sem leis.

Infelizmente, enquanto o governo tenta usar a força para influenciar o pleito eleitoral, no presídio de Pedrinhas os detentos se rebelam, o número de crimes aumenta, as explosões a bancos batem recorde e os ônibus e escolas da capital são atacados por membros de facções. No entanto, nada disso é culpa dos guerreiros e guerreiras maranhenses que fazem parte da corporação. Mas de seu comando maior.

De um lado a tentativa de uso político da polícia, do outro uma verdadeira manipulação das massas pela propaganda política em época eleitoral. O uso do poder econômico é evidente. Desde o início da atual administração nunca se viu tantas inserções em veículos de comunicação. Programas, projetos e obras que ainda nem saíram do papel aparecem como realizações concretas, como é o caso do programa Mais Empregos que contrasta com a queda de geração de empregos durante o governo comunista. Em 2014, a nossa economia gerou mais de 17.000 vagas de trabalho, ao passo que em 2015 tivemos um resultado de menos 16.000 vagas, praticamente o que foi criado no último ano de Roseana foi perdido no primeiro ano de Dino. A Estação de Tratamento de Esgotos do Vinhais, obra com recursos federais iniciada no governo passado, que foi “vendida” como uma iniciativa dos comunistas para solucionar o destino de 40% do esgoto de São Luís, funciona com apenas 1 gerador de um total de 12 previstos no projeto. Outro exemplo é o resultado do IDEB 2015 que é relativo aos esforços de 2014, como relatou em artigo a Professora Consuelo Magalhães, mas aparece como mérito do atual governo.

A propaganda política que tenta passar um governo trabalhador e realizador é colada aos programas eleitorais do candidato do Palácio à prefeitura de São Luís para simular uma parceria bem-sucedida. Contudo, quando passarem as eleições e tudo voltar ao normal, sem propagandas, sem trabalho da prefeitura, assim como foram os primeiros 3 anos e meio da atual gestão municipal, o cidadão perceberá que foi violado pela propaganda enganosa e pelo poder político. Mas o marketing dos governistas sempre tem uma desculpa, a mesma que os fizeram ganhar as eleições; é tudo culpa da “oligarquia”.

O circo de arbitrariedades não acaba por aí. A discrepância nas alocações de recursos financeiros do governo entre os municípios nos leva a crer em convênios eleitoreiros e ilegais. Duas cidades polo, Pinheiro e Caxias, a primeira gerida por adversário político do governador recebeu em 2015 e 2016 apenas R$ 1.831.852,40 em convênios, enquanto a Caxias de seu maior aliado político recebeu incríveis R$ 44.191.496,81. Os números falam por si só.

Atribui-se ao líder comunista Lenin a frase que diz: “acuse os adversários do que você faz, chame-os do que você é!” O governador Flavio Dino aprendeu a lição e em seu discurso de posse esbravejou que os Leões não iriam mais “rugir para o povo.” A verdade é que hoje, mais do que nunca, os felinos mostram suas garras afiadas contra a democracia, conquistada a duras penas pelo povo.

*Economista, administrador e Deputado Estadual PV-MA

7 pensou em ““Governo usa Segurança e a Comunicação para perseguir adversários”, diz Adriano Sarney

  1. Gilberto
    Discurso de oposição todos que estão no.poder fazem os mesmos procedimentos para se manter no.poder isso já faz parte da cultura do povo brasileiro isto é fato víde governo Zé a Reinaldo e outros.
    Um abraço

  2. O REIZINHO DEVERIA TER APROVEITADO SEUS ¨CONHECIMENTOS DE ECONOMIA ¨ PARA AJUDAR , À ÉPOCA, SUA TITIA, A INCOMPETENTE E CORRUPTA, ROSEANA SARNEY, NO GOVERNO DESASTROSO DA OLIGARQUIA.

  3. PURA VERDADE, PROVA MAIOR DE ABUSO FOI A DO MAJOR PRESO NO XADREZ DO PRESIDIO COM A DESCULPA DE QUE NO QUARTEL NÃO TEM INSTALAÇÕES PRA ELE. QUE O CORONEL MANOEL LUIS DESOCUPE O APARTAMENTO POIS QUARTEL NÃO É LUGAR PARA MORADIA DE CORONEL SEM CASA.
    E QUANDO MAJOR GERING TAVA PRESO QUE É AMIGO DO COMANDANTE DEU LOGO UM JEITO DE ARRUMAR UM APARTAMENTO PRA ELE FICAR; QUE DIGA DE PASSAGEM, SEM TRANCA COM LIBERDADE DE ACESSO A QUALQUER UM QUE FOSSE VISITAR. FOSSE FAMÍLIA OU AMIGOS.
    E A PREFEITA QUE NEM FORMAÇÃO TEM. PQ FICOU EM APARTAMENTO DO QUARTEL?
    -SEGUREM-SE TODOS. A MAQUINA PERSEGUIDORA ESTA SOLTA.

  4. Muito me espanta pessoas que aparentemente são esclarecidas, defender um governo que é clara sua insuficiência de gerir, e sua suficiência para fazer arbitrariedades e atrocidades pelo poder!
    Não se trata de defender família A ou Z mas de perceber o que é nítido! A cidade onde moro não recebeu uma pedra de convênios. A coisa que eles estão fazendo é tornar as repetições estaduais em balcões de negócios e Ortiz perseguições e ameaças!
    Alguém pode dizer: Os outros faziam também!
    Mas a minha crítica é pelo fato de pregar o fascismo que seria um governo diferente “O Maranhão é de todos nós!” E a alternância de poder tão pregada por estes esquerdistas fajutas! Como dizem por aqui: Compre me um bode!

  5. Governo persegue adversário? Jesus Cristinho!!! Isso nunca aconteceu antes na política do Maranhão, no governo dos inocentes…

  6. O Governo Flávio Dino e todos os seus defensores gritaram a plenos pulmões, de todos os palanques, de todas as tribunas, que estas seriam as primeiras eleições PÓS ERA SARNEY, portanto, supostamente ao fim de um período de domínio de grupo político que eles JURAM ter derrotado nas urnas. Entretanto, explode violência como nunca antes registrado. Então, o Governo Flávio Dino e todos os seus defensores gritam a plenos pulmões que FORÇAS OCULTAS querem desestabilizar. É muita cara de pau, no mínimo.

Os comentários estão fechados.