DataM contesta Ibope e Escutec e põe Edivaldo Jr. à frente de Braide

datamO Instituto Data M divulgou neste sábado (15), a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Luís entre o candidato do PDT à reeleição, Edivaldo Holanda Junior, e o candidato do PMN, Eduardo Braide. No levantamento, o candidato pedetista, que liderou durante todo o primeiro turno, continua na frente com 11 pontos de vantagem sobre seu adversário.

Na pesquisa estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos ao eleitor, Edivaldo está com 53,7% de intenções de voto e Eduardo Braide com 42,7%. 2,0% disseram que não votariam em nenhum dos candidatos e 1,6% não sabem ou não responderam.

Votos válidos

datam2Considerando apenas os votos válidos – direcionados a um candidato e que não incluem os brancos e nulos – Edivaldo aparece com 55,7% das intenções de voto e Eduardo Braide com 44,3%.

A pesquisa revelou também que 56,5% dos eleitores acreditam na vitória de Edivaldo. 32,8% apostam em Eduardo Braide. 10,7% não sabem ou não responderam.

O levantamento foi encomendado pela TV Difusora e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão/ Sinduscon, e registrado na Justiça Eleitoral, no dia 9 de outubro, sob o protocolo MA­02401/2016.

O Instituto Data M entrevistou 800 pessoas, entre os dias 10 e 12 de outubro, em vários bairros da capital. A margem de erro da pesquisa é de 3,1% para mais ou para menos, sendo 95% de confiabilidade.

9 pensou em “DataM contesta Ibope e Escutec e põe Edivaldo Jr. à frente de Braide

  1. É pesquisa pra cá, é pesquisa pra lá, quem de fato irá resolver é o eleitor. Portanto senhores e senhoras no final do mês saberemos quem deverá administrar SL durante quatro anos, o resto são conjecturas.

  2. Vixi, ta feia a situação. Considerando que Edivaldo pontuava mais no primeiro turno e depois so teve 45%. Vou esperar o resultado do Prever, que mais se aproximou da realidade.

  3. TV Difusora que claramente apoia Edivaldo e Ibope da mirante que supostamente apoia Braide. Eita Maranhão, não tem como te ajudar.

  4. Quem acredita na Data M? Essa empresa dava 55% de votos para Edivaldo no primeiro turno e no final o mesmo ficou com 45%. Se está mostrando 53% é sinal que deve ter no máximo 43%. Ou seja, os números estão corretos, mas os nomes estão invertidos. Vejam que ficaria bem próximo do ibope com essa inversão de nomes. Tudo leva a crer que os números são esses mesmos, pois todos dos institutos estão relativamente próximos. Só o Data M que “confunde” os nomes, mas confessa até mesmo nos números.

    • data venia, mas não dá pra condenar nenhum instituto por pesquisas no 1º turno. a virada de Braide foi uma surpresa a todos

Os comentários estão fechados.