Depois do Ibope, o instituto Escutec também apontou em sua última pesquisa antes do 2º turno da eleição em São Luís uma virada do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) sobre Eduardo Braide (PMN).
O pedetista agora aparece com 54% dos votos válidos, contra 46% do adversário.
Na primeira pesquisa do mesmo instituto, era Braide quem liderava (reveja), na semana passada, os dois candidatos estava rigorosamente empatados (saiba mais).
A pesquisa Escutec foi contratada pelo jornal O Estado e ouviu 1.100 eleitores, entre os dias 26 e 28 de outubro. O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o protocolo MA-02907/2016. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais, ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.
O Eduardo Braide foi longe demais. Quem derrubou o Braide foi o Adriano Sarney.
A Escutec chegou o fiofó na cruz!!!!
O ADEUS DE EDIVALDO E DOS VERMELHOS
A sensação que tive foi de despedida de Edivaldo Holanda. Lembrou para a população seu próprio nome e esqueceu o número, como se não fosse o prefeito, que todos conhecem.
Muito nervoso, não fez análise qualitativa do seu governo, apesar do esforço. Menosprezou seu antecessor Castelo, de forma desnecessária, ferindo-o a ferro e fogo.
Perdeu-se, equivocadamente, na análise do tempo político e anunciou dados que não se cruzam, a não ser de forma transcendental, na indicação do saudoso Jackson Lago, para seu secretariado.
Apelou para a veia religiosa luteriana, esquecendo dos oráculos, bruxarias e outras crenças, crendices e superstições de membros religiosos que vão votar no domingo. Evidentemente, contra o prefeito.
Assim, a Idade de Cristo vence a eleição porque serão vários Davis, contra os gigantes Golias (os cofres da PMSL e dos Leões). Apelo mortal feito por Eduardo Braide, 33, que se consagrou nessa fala, como já era esperado.
Eu não sei quem é a pessoa responsável pela elaboração dos gráficos com os números da pesquisa, mas fica evidente a tentativa de ludibriar e manipular a opinião da pessoa que vê a imagem. A distância gráfica entre os candidatos não expressa a diferença numérica de 54×46. Por isso, certos institutos não tem tanta credibilidade, porque se esquecem de fazer o básico.
Exato, se você verificar a figura representativa do Edvaldo em azul, verá que ela contempla cinco barras verticais ( intervalo de 10 pontos percentuais cada) e quase a metade do espaço posterior.
Já o do Braide em vermelho, compreende um pouco mais que um espaço e meio, dando a impressão que ele está com aproximadamente 18%, Isso ocorre por dolo, quem paga exige que isso aconteça para dar a sensação que o “contratante” está disparado na frente do opositor.
Pingback: Escutec também aponta virada de Edivaldo Jr. – Notícias dos Blogs