Max Barros: Educação e Renda alavancaram IDH do Maranhão

max

O deputado estadual Max Barros (PRP) apresentou hoje (5), em discurso na Assembleia Legislativa, mais dados que apontam os motivos para o aumento do IDHM do Maranhão na gestão Roseana Sarney (PMDB).

Conforme mostrou o Blog do Gilberto Léda com exclusividade na semana passada, o estado subiu duas posições no ranking de 2014, na comparação com o mesmo levantamento de 2013 (reveja).

Segundo Barros, dois componentes foram primordiais para avanço: Educação e Renda.

“Estamos ainda numa situação crítica, não desejável, mas há avanços significativos e o Estado já não é o pior em indicadores sociais”, destacou.

Os números apresentados pelo deputado apontam que o IDHM do Maranhão foi o 6º que mais cresceu entre 2011 e 2014, em termos percentuais – e o 9º em termos absolutos.

“Isso implica dizer que, mantido esse ritmo de crescimento, em 2017 já deveremos estar com indicador superior a 0,700, ou seja, seremos considerados um estado com Alto Índice de Desenvolvimento Humano”, pontuou.

Max Barros apresentou, ainda, mais dados: no quesito Educação, o IDH do Maranhão foi o 3º do Nordeste em 2014, superando Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

Já no quesito Renda, continua o parlamentar, o estado foi o 3º em crescimento absoluto e o 2º em termos percentuais em 2014.