Um levantamento da Folha de S. Paulo realizado em todo o país e divulgado hoje (5) aponta que todas as praias de São Luís estão impróprias para banho.
Segundo a publicação, dentre as capitais nordestinas, a maranhense é a de pior situação: todos os 16 pontos analisados foram considerados “péssimos” (veja lista abaixo). O levantamento identificou a mesma situação em São José de Ribamar.
Esse é o primeiro estudo técnico capaz de contestar as medições feitas pelo governo Flávio Dino (PCdoB), que desde o ano passado apresenta dados apontando para a balneabilidade da maioria das praias da capital – quando não de todas.
A reportagem da Folha seguiu as normas federais para medir a qualidade das águas: uma praia é considerada própria se não tiver registrado mais de 1.000 coliformes fecais para cada 100 ml de água na semana de análise e nas quatro anteriores.
Em 2016, isso não ocorreu nenhuma vez, segundo o jornal. Em 2017 ainda não houve tempo para a realização de cinco medições.
No Maranhão, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) leva em consideração apenas o laudo mais atual.
De acordo com a Folha, três em cada dez praias brasileiras ficaram impróprias para banho por mais de três meses ao longo de 2016 (saiba mais).
O levantamento analisou dados de balneabilidade de 1.180 pontos de praias monitorados em 14 Estados do país – há praias com mais de um local de análise.
Entre esses pontos, 42% foram classificados como “bons” ou “ótimos” para banho, 29% estavam “regulares”, e 29%, “ruins” ou “péssimos” por mais de três meses no ano.
São Luis
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Forte Santo Antônio
Situação: Péssima
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Edifício Herbene Regadas
Situação: Péssima
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Hotel Praia Mar
Situação: Péssima
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Bar do Dodô
Situação: Péssima
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Praça de Apoio ao Banhista
Situação: Péssima
Praia: Ponta d’Areia
Ponto de medição: Hotel Brisa Mar
Situação: Péssima
Praia: São Marcos
Ponto de medição: Bares do Chef e Marlene’s
Situação: Péssima
Praia: São Marcos
Ponto de medição: Barraca da Marcela
Situação: Péssima
Praia: São Marcos
Ponto de medição: Agrupamento Batalhão do Mar
Situação: Péssima
Praia: São Marcos
Ponto de medição: Ipem e Bar Kalamazoo
Situação: Péssima
Praia: São Marcos
Ponto de medição: Foz do rio Calhau
Situação: Péssima
Praia: Calhau
Ponto de medição: À dir. da elevatória 2 da Caema
Situação: Péssima
Praia: Calhau
Ponto de medição: Pousada Tambaú
Situação: Péssima
Praia: Calhau
Ponto de medição: Bar Malibu
Situação: Péssima
Praia: Olho d’Água
Ponto de medição: À dir. da elevatória Iemanjá 2
Situação: Péssima
Praia: Olho d’Água
Ponto de medição: À dir. da elevatória Pimenta 1
Situação: Péssima
Pingback: Todas as praias de São Luís estão impróprias para banho – Notícias dos Blogs
Pingback: Adriano Sarney reafirma: “praias não estão despoluídas” | Gilberto Léda
Bom o período foi por três meses, resta o Jornal Folha de São Paulo dizer qual foi período… Pois a diferença em questão…. No início de 2016 as Praias estavam mesmo, mais após as medidas da Caema com funcionamento UTE Vinhas, tivemos um grande avanço!!!
Esta no meu Facebook Washington Rio Branco
Washington Rio Branco compartilhou o vídeo de Flávio Dino.
1 h · São Luís ·
Quero aqui convidar o governador Flávio Dino, a banhar de “mãos dadas”, comigo, “do pescoço aos pés”, amanhã, dia 06/02/2017 (segunda), às 16 horas, ou, em data e horário da sua preferência, nesta semana, na Ponta da Areia, em frente aos quiosques públicos. Por favor, confirme sua presença no número 98153-4343. Tenho certeza que Vossa Excelência irá, pois fala e não falta com a verdade, sobretudo a jurídica, que é sua verdadeira praia.
A mamata do Estado acabou, cargos, licitações, aluguéis, festas nababesca, etc…Agora tu vem querer que se corrija algo que em 50 anos não foi resolvido. Calma, em 8 anos ele vai calar por definitivo a boca de vcs
Com mais 6 anos de gestão pifia, é melhor vender o MA para o Piaui.
Gilberto,
Estão falando que essa notícia é antiga e mentirosa. É verdade?
Cara Elisabete, há um link para a notícia aí mesmo no post. Data: 05/02/2017
Mais atual que isso só a de amanhã
NA VERDADE ESSA REPORTAGEM SE REFERI A 2016
PODE SER QUE ATUALMENTE TENHA PRAIS BOA PARA O BANHOEM SÃO LUIS
pode ser, né? o levatamento é de todo o ano de 2016… alguém aí sabe me dizer quando terminou 2016?
A reportagem da revista EXAME divulgada em 16 de janeiro de 2017 com o título “As praias impróprias para banho no verão 2017” afirma que São Luis do Maranhão é a capital brasileira com o maior número de praias próprias para banho.
Só um idiota pra acreditar que a folha de São Paulo tirou dinheiro do bolso pra fazer monitoramento ambiental durante um ano das praias do Maranhão.
Pingback: Andrea sobre balneabilidade em SLZ: “mentira disparada pelo governo” | Gilberto Léda
Vcs que estão achando que a reportagem da Folha não é verdade, então quero ver todos, inclusive o governador, tomando banho de mar nesse fds. Kkkkkkkk Vão tudo pegar verme, diarreia e curuba. kkkkkkkk
Pingback: Andrea sobre balneabilidade em SLZ: “mentira disparada pelo governo” – Notícias dos Blogs
Meu caro Gilberto nosso estado ficou décadas nas garras do atraso por políticos que nos tirou o direito de educação cultura infraestrutura etc
Ao que vejo esse governo em pouco tempo de mandato já fez mais do que os outros que ocuparam o lugar é deixaram o estado a chegar no situação que ficou
Se não quiseres ajudar não atrapalha. Foi décadas de descaso e abandono, então não vai ser dá noite pro dia que ele vai resolver todos os problemas do estado.
Estive no Maranhão em agosto de 2017 com espanto pude vivenciar duas realidades desconcertantes : uma pela grandeza e exuberância dos Lençõis Maranhenses . A simplicidade de seu povo , a acolhida amorosa e competente contrastando com uma miséria desconcertante onde 75km praias desertas e totalmente poluídas com lixo trazido pela maré e barcos clandestinos praticando pesca predatória … num lugar paradisíaco chamado Santo Amaro do Maranhão
A Capital São Luiz com um centro histórico grandioso e degradado … Lamentável!
MAS VALEU CADA CENTAVO DO INVESTIMENTO … ATÉ COMO VEÍCULO PARA DIVULGAR E TALVEZ AJUDAR DAR VISIBILIDADE A ESSA REALIDADE . DEPOIMENTO BASEADO NA MINHA OBSERVAÇÃO E RELATO DOS PRÓPRIOS NATIVOS .