Promotor acumula derrotas no “Caso Sefaz”

Antes da iminente derrota na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão – que deve trancar ação penal proposta contra um ex-procurador do Estado (reveja) – o promotor Paulo Ramos, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Tributária e Econômica de São Luís e autor da denúncia do “Caso Sefaz” à Justiça, já amargado outras duas expressivas derrotas no processo.

No final do mês de novembro, a juíza Cristiana Ferraz, que então respondia interinamente pela 8ª Vara Criminal de São Luís, indeferiu pedido de prisão formulado por ele contra seis denunciados (saiba mais).

O representante do MP pretendia, cautelarmente, a prisão dos ex-secretários da Fazenda do Estado Cláudio Trinchão e Akio Valente, do ex-secretário de Fazenda de São Luís Raimundo José Rodrigues, de Edmilson Santos Anid Neto, do advogado Jorge Arturo e de Euda Maria Lacerda.

A magistrada, contudo, não acolheu seus argumentos. Segundo ela, Paulo Ramos “não logrou êxito em demonstrar ações concretas dos denunciados, mas limitou-se a tecer conjecturas sobre uma possível atuação dos mesmos”.

Uma semana depois, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pediu para o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) apurarem suposta violação à ordem jurídica do Estado Democrático de Direito praticada pelo promotor ao citar acordo com a juíza do caso antes do recebimento da denúncia (relembre).

E no TJMA há quem diga que estas não serão suas únicas derrotas…

Um comentário em “Promotor acumula derrotas no “Caso Sefaz”

  1. Vai ficar desmoralizado no Maranhão. Pra deixar de querer agradar um governador que não dá a mínima pra instituição a qual ele faz parte! Que esse triste episódio sirva de exemplo de forma pedagógica pra outros membros do Ministério Público que ainda pensam em tentar fazer uma média com o governo.

Os comentários estão fechados.