Sarney: MA vai tão mal que só resta saudar chegada das chuvas

Chuvas & números

Da Coluna do Sarney

Muitos me escrevem e falam, de viva voz e por telefone, que estamos tendo em fevereiro o que não tivemos por mais de três anos: um inverno destes que meu irmão Evandro chamava de tradicional, embora os números estatísticos digam que ainda não atingimos a média histórica. Mas números para lá, são notícias animadoras, num tempo em que somente saem as ruins.

A Litorânea, começada ainda quando eu era governador, inaugura uma visão que nunca tínhamos visto: alagada, sim, alagada, não pela maré – não as altas de agosto -, mas pela chuvarada que São Pedro abriu e que tem nosso agradecimento e louvação.

Zé Piriquito, cearense muito simpático, carregador – no tempo em que essa profissão ainda existia e não tinha sido abocanhada pelos caminhões -, uma vez quando lhe perguntei, estudante mal chegado: “Como vão as coisas, Zé Piriquito?”, me respondeu: “Tá chovendo tanto que tá morrendo sapo afogado.” Não sei se a Litorânea os trouxe das dunas para tomar banho na praia, mas a verdade é que chuva é benção dos céus.

Quando eu era menino em São Bento e elas chegavam, tudo mudava. Os patos do campo e as marrecas voltavam e faziam zoada e os campos eram tomados pelas águas e a canarana subia e o andrequicé e o arroz barbo tornavam tudo verde e o horizonte parece que descia e era um pedaço dos céus em que terminava a Terra. As mulheres ficavam mais assanhadas, os homens mais cordatos e carinhosos, os bichos mais alegres, pássaros cantavam e as pescarias faziam que no começo da noite os pescadores de bagrinho descessem em suas canoas e parassem perto das touceiras de mururu (que no Rio tem o nome de gigoga ou aguapé) e jogassem os pequenos anzóis de vara curta e linha pequena, com isca de bicho de coco, e era hora de vigiar e bater no fundo da canoa com força e eles soltavam e lá ia de novo, até completar um caldeirada, comida com pinga e eram festas nas casas que só terminavam de madrugada. Participei de muitas delas, em Pinheiro e São Bento, e participei de uma pescaria dessas com muita muriçoca e nossas pernas metidas em sacos de estopa.

E os banhos de biqueira nas nossas casas? Tirávamos a roupa e rumávamos para o quintal onde a calha colhia águas do telhado grande e nós nos deliciávamos, embora minha mãe ficasse gritando: “Volta senão você vai ficar gripado.” Não ouvíamos nada, só a cachoeira do buzinote caindo nas nossas cabeças.

Chove muito agora. Fico satisfeito só com a notícia e me delicio nostálgico das saudades de menino. Mas chegam e me dizem que o Maranhão em 2015/16 caiu 10,2% no PIB, e no tempo de Roseana crescia 6% ao ano e também chovia, que em 2013/14 foram criadas 42 mil vagas de emprego, e em 2015/16 perderam o emprego 34 mil trabalhadores, e com Roseana o Maranhão crescia mais do dobro da média nacional, e tínhamos o 2º melhor desempenho do Brasil, e hoje temos o 3º pior…

Mas, no meio de tantos males, saudemos a chuva!

17 pensou em “Sarney: MA vai tão mal que só resta saudar chegada das chuvas

  1. Na realidade o que crescia nos anos de 2013/14 era apenas a caatinga do Sarney, da Roseana e de toda sua quadrilha roubando a esperança deste povo tão sofrido do Maranhão. Isso sim!!!!!!!!!

  2. esse MAranhão tá condenado mesmo, de um lado uma oligarquia e seus grupos de interesses que só pensam em superfaturar obras e dar tetas para apadrinhados políticos, do outro lado um comunista ruim de gestão que não tem planejamento algum, não faz uma única obra relevante por todo o estado(até levo em conta o péssimo momento do país) que também adora apadrinhar os seus. Esse estado está fadado a sofrer e ser o que sempre foi no cenário nacional, uma total irrelevância e conseguir fama somente através de notícia ruim de pobreza e miséria.

  3. Mas é claro q a culpa não é de Sarney. A culpa é dá parteira que em vez de cortar o Bigode kkkk kkkkkkk cortou foi o umbigo. Sarney o sobrenome mais rejeitado no mundo!!!

  4. Em verdade , o que vai mal , depois da derrota acachapante para Dino na eleição de 2014, são os conglomerados midiáticos do velho oligárquica , que o diga : Jornal O Estado , TV Mirante de Imperatriz, Shopping Jaracaty, TV Mirante de São Luís. Toma cuidado , blogueiro, pois essa crise oligárquica vai chegar na blogosfera , e aí só restará as empresas do Senador Roberto Judas Rocha que, convenhamos , tem fama de mal pagador.

    • Esse Américo vai morrer e não vai conseguir nos ver na pindaíba como ele gostaria. Já disse, amigo: desejo a vc que passe em um concurso, para não precisar babar ovo dos Leões como modo de vida

  5. Concordo com Paulo, essa dicotomia entre Sarney e Oposição já me cansou… Tudo se resume entre comunistas e sarneystas? Pobre Maranhão, nao existe terceira via?

    • O Sarney deveria esquecer politica porque essa doença é vicio,e ficar na ilha de curupu só contando dinheiro dos lucros das empresas dele.kkkkk

  6. Não entendo essa de denegrir Sarney e Roseana.
    Dizem que no Maranhão se fala o melhor português, mas para
    falar mal da família melhor seria falar a verdade e não se fingir de
    intelectual, para negar os grandes feitos do grupo Sarney

  7. Sarney calado é um poeta (parafraseando Romário).
    Por que, o senhor Coronel, não explica o porquê, depois de “50 anos” no poder:
    1- Do MA ser o último em IDH;
    2 – Pedrinhas;
    3 – Espectativa de vida de 65 anos ( último lugar do Brasil), sem contar o apoio da família na reforma da Previdência;
    4 – Analfabetismo;
    5 – Atos secretos quando era Pres. do Senado;
    6 – Último em saúde pública;
    7 – A cidade cheia de buracos;
    8 – O Min. Público mandando colocar placas nas praias por estarem sem condições de banho;
    9 – Caso Lunus;
    10 – Escândalo da SEFAZ, etc.
    P.S.: simplesmente é falta do que dizer.

  8. Flavio Dino: Contratos camaradas, licitações direcionadas, jatinhos para defender Dilma em Brasília, contratos milionários para favorecer empresas de camaradas, sem projeto para o estado. Queda do PIB.

  9. PARA QUEM GOVERNOU MAIS DE 40 ANOS A CULPA E DE QUEM MESMO SE NÃO FOR DESSE ATRASO CHAMADO SARNEYS,DEUS NOS LIVRE DESSA FAMÍLIA A GOVERNAR O NOSSO ESTADO.NOVAMENTE.

  10. Sarney filho quando falou que o Maranhão tem saudade de Roseana, ele deveria ta muito embriagado por não saber o que fala.

  11. A melhor notícia que a maioria dos maranhenses cada dia comprovam
    é que as chances de Roseana ou qualquer pessoa que tenha o sobre nome SARNEY de voltar a governar o Estado do Maranhão são mínimas.

    Duvido que Roseana tenha coragem de arriscar uma derrota humilhante para Flávio em 2018.

Os comentários estão fechados.