Situação em Viana ainda é tensa, garante OAB

Índios Gamela ainda se sentem ameaçados, garante OAB

A situação na cidade maranhense de Viana, uma semana após o conflito envolvendo os índios Gamela, ainda é considerada tensa. Quem garante é o representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Rafael Silva.

Em contato feito na sexta-feira (5) pelo Blog do Gilberto Léda, ele afirmou que os índios ainda não possuem qualquer segurança, mesmo com o reforço policial anunciado nos últimos dias pelos governos estadual e federal. Segundo o dirigente, são necessárias garantias concretas para que a Fundação Nacional do Índio (Funai) faça o seu trabalho. “Da forma que está lá, ainda não há qualquer garantia de segurança. Pelo contrário, há ainda uma forte carga de tensão. Os índios ainda não conseguem ao menos sair de seu refúgio para ir à cidade, tamanho o medo”, disse.

Um inquérito foi aberto pela Polícia Civil para apurar o caso. Até o momento, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), quatro pessoas (dentre elas, três indígenas) ainda seguem internadas e com quadros de saúde considerados “estáveis”.

Conforme publicado por O Estado do Maranhão em sua edição deste fim de semana, o Maranhão é o estado do país com o maior número de conflitos agrários. Segundo a reportagem, vários são os fatores apontados para o problema, dentre eles, a especulação imobiliária rural, causada pelo agronegócio.

Um comentário em “Situação em Viana ainda é tensa, garante OAB

  1. Malditos ladrões, pilhadores e assassinos…isso sim! não são índios coisa alguma.

Os comentários estão fechados.