Sugestões para a reforma política serão encaminhadas à bancada federal

Reforma Política foi tema de discussão hoje na Assembleia. Crédito: JR Lisboa

Os deputados do Maranhão encaminharão – nos próximos dias – à bancada federal em Brasília, sugestões para a reforma política. A medida será tomada após discussão sobre o tema realizada na manhã de hoje (8), no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na ocasião, o presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Assembleia Legislativa, Eduardo Braide (PMN) disse que o trabalho é de suma importância, já que se trata de um tema essencial para o país. “É preciso discutir o assunto da forma correta, ou seja, obedecendo a lei. Antes que haja este tipo de alteração, sem critério, na nossa Constituição”, ressaltou.

Entre as sugestões, estão o fim da chamada “lista fechada”, ou seja, quando o próprio partido político define quais serão os seus candidatos e a criação de regras mais justas para o financiamento público de campanha.

Um dos palestrantes, o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PC do B) – que coordena a bancada federal no âmbito legislativo também valorizou a discussão. “O que está em cheque nessas discussões é o mandato representativo como conhecemos hoje em dia. Na Câmara, o que tenho percebido é que faltam lideranças que conduzam esse debate junto a sociedade, o que acaba refletindo no crescimento constante das abstenções”

Além de deputados, também participaram do evento o procurador da República, Juraci Guimarães Júnior, o integrante do  Dr. Marlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção (MCCE), Marlon Reis, membros da sociedade civil organizada e centrais trabalhistas maranhenses.

Saiba mais

Além do deputado Eduardo Braide, também integram a Comissão Especial de Reforma Política da Assembleia Legislativa os deputados Levi Pontes (vice-presidente), Rafael Leitoa (relator), Rogério Cafeteira, Bira do Pindaré, Vinícius Louro e Edilázio Júnior.