O senador Roberto Rocha, ainda no PSB, antecipou nesta semana um movimento que já era anunciado há meses: o fim da aliança do PSDB com o PCdoB no Maranhão.
“Expulso” do PSB pela ala dinista do partido (reveja), ele reagiu rápido e já se encontrou com a cúpula tucana nacional.
Em seu gabinete em Brasília, na quarta-feira (13), acertou sua volta ao PSDB, partido pelo qual será candidato a governador em 2018. É a confirmação da implosão da aliança tucano-comunista maranhense.
Com Rocha candidato, Flávio Dino já sabe que não terá mais os tucanos ao seu lado no ano que vem – embora nomes como o vice-governador Carlos Brandão, o deputado estadual Neto Evangelista e o prefeito Luis Fernando possam continuar apoiando o comunista, em outro partido.
Briga pelo PSB
Apesar de haver, por ora, perdido a queda de braço com os dinistas do PSB, Roberto Rocha ainda não desistiu de ter o partido em uma coligação que lhe apoie na eleição.
Explica-se: o senador tem grande afinidade com o atual vice-governador de São Paulo, Márcio França, que é socialista. E aposta que o aliado pode ser o próximo presidente do PSB.
Se isso ocorrer, mesmo tendo sido “expulso” da sigla, Rocha ainda pode contar com o apoio deles em 2018.
Debandada
A volta de Roberto Rocha ao PSDB – que entre alguns tucanos ainda é tratada como hipótese, já que não houve qualquer comunicado oficial da direção nacional – deve provocar uma debandada geral no partido. Diversas lideranças devem deixar a sigla assim que se confirmar a nova filiação.
Além disso, o senador tem uma responsabilidade maior: chegará a um partido efetivamente grande e cujo diretório foi um dos que mais cresceram no país desde as eleições de 2014.
Comparações certamente serão feitas a partir do desempenho tucano em 2018, principalmente se a sigla “diminuir de tamanho” a partir do ingresso dele.
Esse pode sair candidato pelo partido que quiser, mas não ganha pra governador.
Ele só ganhou pra senador porque teve o apoio de Dino, em quem jogou os pés na primeira oportunidade que teve. INGRATO, TRAIDOR E GOLPISTA!
Maranhão do Sul não vota no “ROCHA” Nunca mais.
Votou contra a massa. ” POBRES” Contra os Trabalhadores.
O PSDB já foi um grande partido com diretório em todos os municípios ainda contava com as Prefeituras fosmaiores municípios do Estado do Maranhao, o resto é balela do Brandao, esse pessoal que Brandao colocou a maioria é do PC do B., Brandao nunca foi PSDB sempre foi linha auxiliar de Ze Reinaldo e Flavio Dino
Parece que o papel dele é desagregar…rsrsrsrsrs
A questão meus caros não é Roberto Rocha vencer é o racha que vai acontecer quanto mais adversários Flávio Dino ter pior será pra ele. .
Ótimo para Sarney que sempre no governo via a oposição dividida e agora Sarney na oposição vê o governo rachado
É o começo da ruína, no MA do PSDB. É triste e lamentável(caso se confirme mesmo) a filiação de um sujeito desses, sem um pingo de moral e escrúpulos no partido.
Mas deixa. O partido merece tomar essa cacetada e passar a vergonha que tanto merece nas próximas eleições.
Todos nós sabemos que esse sujeito não tem a mínima condição de se eleger a Governador, pois acima de tudo: não passa de um incompetente e péssimo administrador. Com todo o respeito, mas o finado Luiz Rocha deve estar muito triste com o jeito sujo e vulgar que esse senador age, dizendo que faz política.