Lula e o Maranhão

Da coluna Estado Maior

Na sexta-feira passada, em encontro de confraternização do PMDB maranhense, o ex-presidente José Sarney deu uma declaração que repercutiu interna e externamente sobre as eleições de 2018.

Sarney disse que gostaria de ter o apoio do também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao seu grupo em 2018. “Mas, se não for possível, eu desejo no mínimo a isenção na disputa estadual”, completou.

A declaração do ex-presidente, somada à decisão da corrente CNB, a maior do PT maranhense, de lançar a candidatura de Márcio Jardim ao Senado, reforça a tese cada vez mais evidente de que – a despeito dos petistas pendurados no governo Flávio Dino (PCdoB) – a aliança do partido com os comunistas não são favas contadas como imagina o Palácio dos Leões.

Lula tem relação burocrática com Flávio Dino; sem vibração, sem identidade emocional, apenas burocrática. Diferente da relação que nutre com o ex-presidente José Sarney e com a ex-governadora Roseana Sarney, construída de embates e contrapontos, que moldaram a admiração mútua entre eles.

A mesma admiração atingiu petistas que compuseram o governo Roseana a partir de 2009 – e deram a ela o companheiro de chapa de 2010. Por todas essas circunstâncias da história, é exagero imaginar que Flávio Dino tenha Lula integralmente no palanque comunista em 2018. Sobretudo, pelo fato de este mesmo palanque esteve integralmente entregue ao PSDB há apenas quatro anos.

7 pensou em “Lula e o Maranhão

  1. NA VERDADE , A IDEIA DE QUE SARNEY E LULA ESTÃO JUNTOS É A ÚLTIMA CARTADA DA OLIGARQUIA . ACABOU , SARNEY !! VÁ MORRER EM PAZ !!

  2. Se esse tal Lula tiver juízo e vergonha na cara não vai se misturar à catinga dos Sarney’s. Se tiver memória boa vai lembrar que Sarney-velho articulava com Temer a queda de Dilma Rousseff, e que Roseana pressionava e “apostava no cavalo certo” dando como favas contadas a aprovação do impeachment da pupila de Lula na Câmara Federal à época presidida por Eduardo Cunha… Certo ou errado, Flávio Dino foi o único governador a levantar bandeira contra o golpe do PMDB. Agora se Lula escapar da Justiça, certamente não escapará da vingança das urnas, a não ser que o povo do Maranhão se venda novamente e caia no canto da sereia (Roseana Sarney )…

  3. Ciente das dificuldades que terá para eleger a filha Roseana novamente governadora do Maranhão, José Sarney resolver partir para a apelação pública e suscitar o que seria mortal para o seu clã: o apoio de Lula ao governador Flávio Dino.

    Traidor do ex-presidente, quando foi um dos artífices do golpe orquestrado para tirar Dilma Rousseff da Presidência, Sarney – o mais próximo aliado e conselheiro do presidente Michel Temer – resolveu apelar para tentar conseguir, pelo menos, a isenção de Lula nas eleições estaduais de 2018.

    Sarney disse que gostaria de ter o apoio de Luiz Inácio Lula da Silva ao seu grupo em 2018. “Mas, se não for possível, eu desejo no mínimo a isenção na disputa estadual”, completou.

    No fundo, o oligarca sabe que a força de Flávio Dino se somada com a força que Lula possui no Maranhão formarão uma aliança praticamente indestrutível nas eleições do ano que vem.

    E é por isso que Sarney resolveu apelar…

  4. Se o ex presidente falou mesmo isso, percebo que a coisa nao esta tão boa para seu grupo. Até por que em politica tudo pode, so nao perder o poder de vez.

Os comentários estão fechados.