Servidores do HTO/Clínica Eldorado denunciam corte ilegal de salários

Profissionais de saúde contratados para o Hospital de Traumatologia do Maranhão, instalado na antiga Clínica Eldorado, denunciaram hoje (26) ao Blog do Gilberto  Léda cortes ilegais nos seus vencimentos.

Aprovados no seletivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), os servidores dizem ter sido “repassados” para a Gerir, que é quem mantém o vínculo empregatício de Enfermeiros e Fisioterapeutas.

Ocorre que os servidores foram aprovados em seletivo público referente ao edital número 003/2015, de 30 de dezembro de 2015, realizado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt e publicado no Diário Oficial do Estado, com a tabela de vencimentos já estabelecidas.

Enfermeiro especialista em UTI Adulto, por exemplo, teve os vencimentos fixados em R$ 2,5 mil. Mesmo valor fixado para Fisioterapeuta UTI Adulto.

A Gerir, contudo, dizem os profissionais, se nega a pagar os vencimentos estabelecidos em edital.

Para os postos que exigem a especialidade em UTI [Enfermeiro e Fisioterapeutas], a empresa repassou apenas o valor de R$ 2.000,00 nos contracheques (veja cópia acima).

Ainda segundo a denúncia, a Gerir também não tem repassado aos profissionais o valor referente ao adicional noturno, que tem previsão legal.

Além de não terem recebido os vencimentos estipulados no edital que regulamentou o seletivo, os servidores também denunciam falta de materiais básicos no Hospital de Traumatologia – recém inaugurado – e não existência de área de repouso digna aos profissionais.

O blog já entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.

Outro lado

Abaixo, nota da SES sobre o assunto.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) realizou seletivo para contratação dos profissionais de saúde para compor quadro em qualquer das unidades da Rede Estadual de Saúde, de acordo com necessidade, independente do instituto gestor, conforme Decreto Estadual nº 31.052/2015. Sendo assim, a SES informa que os salários dos trabalhadores do Hospital de Traumatologia e Ortopedia do Maranhão seguem parâmetro estabelecido pela Organização Social a qual estão vinculados. A Secretaria comunica, também, que o Instituto realizará o pagamento referente ao valor do adicional noturno na folha de dezembro, que está sendo finalizada.

9 pensou em “Servidores do HTO/Clínica Eldorado denunciam corte ilegal de salários

  1. A esquerda maranhense é vitima de si mesma, da sua própria incompetência. Quando era oposição, na disputa política estadual, por muitas vezes deixou de vencer eleições em razão de sua histórica incapacidade em congregar esforços em torno do objetivo comum na eleição. Por diversas vezes os Sarney venceram por mérito próprio, mas em outras tantas o triunfo se deu em razão do demérito dos vermelhos – cada pequeno grupo interessado em satisfações celulares e na divisão de um bolo do qual ainda não tinham posse. O tempo passou e chegaram ao poder, mas nada mudou. Padecem do mesmo mal. Parecem uma tentativa malfadada de aglutinar elementos que não se tornam homogêneos. Como resultado, batem cabeça, fazem bobagem e acabam traindo a si mesmos, desnudando a face medonha e pútrida por trás das motivações que os levaram ao poder. Entre financiamentos eleitorais por agiotas e construtoras corruptas, alugueis camaradas, propinas indigenistas, transmutação de sorveteria em gestora de serviços de saúde, servidores fantasmas, perseguições de cunho político-ideológico, defesa pública (com dinheiro público) de condenado pela justiça, despreparo administrativo e tantos outros, só nos resta concluir: a esquerda maranhense só é boa mesmo jogando pedra no telhado dos outros, como forma de desviar o olhar do seu próprio telhado, pois este é completamente coberto por vidro. E assim, por serem conduzidos pelo antropofagismo que os identifica, independente de serem oposição ou situação, são algozes de si mesmos.

  2. Para solução desse problema é só esse pessoal desse hospital votarem novamente em 2018 pra reeleger Flavio Dino.

  3. Como não tem a função visível, se for uma auxiliar de enfermagem o salário fez foi aumentar, ta bom de mais, vou trabalhar lá .

  4. Ler um post desses me causa repugnância, como podem falar em mudanças se massacram um trabalhador naquilo que lhe é sagrado, o Seja, o salário que já não basta ser um valor tão irrisório, essas terceirizações só beneficiam a administração e as empresas que óbvio sempre tem um lucro a custa do erário.

  5. Esse elefante branco que so serve pra o governo da vazão aos seus contratos fraudulentos so deu prejuízo ate hoje, embora tenha sido inaugurado ha uns 2 meses la tem funcionario que ja faz parte da folha ha mais de 1 ano e nesse tempo todo estavam em casa so recebendo, faz depois um levantamento da quantidade de atendimentos e cirurcias e vejam a relacao custo benefício pra vc ver o quanto essa bomba de cabides de emprego da de prejuízo pra população maranhense

  6. Se a sociedade quer mudança, não reeleja nenhum governador, nenhum deputado prefeito, vereador e presidente. Até hoje ainda não vi resultado satisfatório daqueles que foram reeleitos e infelizmente a culpa é da sociedade que gosta de pão e circo.

  7. E mais um “concurso está vindo aí, da pra confiar? Passar noites e noites estudando, investir financeiramente com inscrição e cursinhos e correr o risco de fazerem o que estão fazendo no momento. Podem acreditar que será isso que vai acontecer, ou acham que ele vai ser bonzinho e ter dó de nós? Só que não! Nós profissionais da saúde, principalmente a enfermagem tem que tomar um posicionamento e não continuar no mesmo erro, vamos tomar como exemplo os médicos que se unem pra sua classe e fazem de tudo pra melhorar sua categoria.

Os comentários estão fechados.