Empresários vão à sede do governo cobrar dívidas

De O Estado

Um grupo formado por vários empresários se reuniu, no fim da manhã desta quinta-feira (28), na porta da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan-MA), no Calhau, para protestar contra a falta de pagamento de várias secretarias do Governo do Estado. Segundo os empresários, o governo deve desde fornecedores de móveis a empresas que fornecem água e papéis higiênicos. Os empresários afirmam que sequer foram recebidos por algum representante do executivo. Muito deles, que são microempresários, ressaltam que estão com dívidas de 13º salário de funcionários e estão sendo “sufocados” pela situação.

Na porta da Seplan, se reuniram fornecedores de móveis, suprimentos de informáticas, água, gás, material de papelaria entre outros. Todos cobrando dívidas de várias secretarias do Governo do Maranhão. Por exemplo, um dos empresários afirmava que a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) deve de moedor de carne até material de cantina.

“Eu trabalho com móveis. Entreguei cadeira, mesa, tudo. Não recebi nada. E o problema maior são os impostos, que nós temos que pagar. Agora, a maioria dos empresários aqui não pagou 13ª salários dos seus funcionários. Isso é uma situação que está fora da lei. Os seguranças não deixaram nem a gente entrar na secretaria. No entanto, ninguém recebeu a gente”.

Os empresários afirmam que as secretarias que mais devem são a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECTUR). Porém, eles garantem que quase todas as secretarias estão devendo.

No fim do protesto, representantes de algumas secretarias apareceram no local para tentar acalmar os ânimos dos revoltosos, mas não até o momento foi resolvido.

Outro lado

Em nota, o Governo do Maranhão informou que a Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) recebeu o grupo de empresários no início da tarde desta quinta-feira (28), ocasião em que eles foram comunicados de que os pagamentos serão retomados na segunda quinzena de janeiro.

3 pensou em “Empresários vão à sede do governo cobrar dívidas

  1. Essa secretária de planejamento Cintia Mota é muito incompetente, só pode mesmo assumir um cargo desse num governo destrambelhado como o desse Comunista Cubano.

  2. É válido ressaltar que o Governo do Estado do Maranhão não incentiva o microempreendedor desde o início da gestão do atual governo.

    Compra e não paga!!!

    Fornecemos para o estado, empenhamos as NFs achando que o pagamento acontecerá no mês subsequente, pagamos os impostos referente à um faturamento que não teve pagamento e não recebemos! Com o passar dos meses, mesmo sem receber, somos obrigados a manter os impostos em dia, haja visto que, com as falsas promessas de pagamentos sempre são exigidas certidões negativas municipais, estaduais e federais.

    Em sua grande maioria, as empresas que o Estado deve atualmente são pequenas empresas que normalmente não possui “padrinhos” políticos. Nesses casos o Estado é responsável por mais de 70% do faturamento dessas empresas, levando-as ao endividamento junto a bancos, fornecedores, funcionários e, o próprio Estado, consecutivamente falência.

    Falo aqui com propriedade dos fatos, pois tenho notas a receber ainda do ano de 2015.

    Conheço fornecedores que receberam pouco mais de R$ 500 mil em poucas parcelas, pelo simples fato de ter negociado comissões à funcionários “comissionados” do estado e outros por terem seus pedidos formalizados por políticos da base aliada, mas o meu que custa pouco mais de R$ 15 mil não foi pago por não ter recurso ou simplesmente não ter um “padrinho” político ou um nobre colaborador interessado em comissão pequena.

    Esse é o Maranhão de todos nós!!!

Os comentários estão fechados.