Longe da toga há 12 anos, Dino acha que sabe mais de Direito que TRF-4

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), deu ontem (24) mais uma mostra de por que é chamado por alguns de “Professor de Deus”.

Longe da toga há 12 anos – deixou a magistratura no fim de 2005 para candidatar-se a deputado federal em 2006 -, o comunista foi às redes sociais para comentar a condenação do ex-presidente Lula, considerado culpado pelos desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

E desqualificou os três julgadores: Pedro Gebran Neto (relator), Leandro Paulsen (revisor) e Victor dos Santos Laus.

Chamou a decisão de “esquisita”, principalmente no que diz respeito ao aumento da pena – de 9 anos e seis meses, para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado.

“Sou político, com muito orgulho e por opção. Mas não desaprendi conceitos básicos de Direito”, declarou o ex-juiz, que está há mais de uma década afastado da atividade judicante, que acredita não ter desaprendido “conceitos básicos de Direito” e que acha que magistrados em convívio diário com a lei desaprenderam.

Esse Flávio Dino…

Memória

O Jornal Nacional resgatou ontem (24) a aprovação do projeto de Lei da Ficha Limpa. A proposta passou pelo plenário da Câmara em maio de 2010 e teve o apoio de todos os partidos.

Na reportagem, o JN destacou que o governador Flávio Dino defendeu em discurso a nova lei – que agora será usada para barrar a candidatura do ex-presidente Lula, já que ele foi condenado por um órgão colegiado.

“Eu estou aqui em nome do nosso bloco, que integra a base do governo, reiterando a convicção de que o projeto Ficha Limpa avança na direção correta, revê a lei das inelegibilidades, contribui para afastar da vida pública aquelas pessoas que não têm boa vida pregressa. É um projeto plenamente constitucional e, acima de tudo, hoje é um projeto arquitetado em bases consensuais entre a maioria dessa casa e a sociedade civil, representada pelas assinaturas”, afirmou Dino na ocasião.

Como agora a lei atinge diretamente um aliado seu, o comunista anda soltando fogo pelas ventas e defendendo o “direito” de Lula ser candidato a qualquer custo.

Mas e a lei, Flávio Dino?

Que coisa!

Outro detalhe curioso sobre a condenação de Lula é que, pela regra atual, ele poderá ser preso assim que o TRF-4 julgar embargos de declaração que a defesa dele apresentar. Acredita-se que isso ocorra, no máximo, em abril.

Ocorre que, até lá, o Supremo Tribunal Federal (STF) pode voltar a discutir a execução de penas após condenação em segunda instância. Pelo entendimento em vigor, se for condenado em segunda instância – como foi o ex-presidente – o réu vai direto para a cadeia.

Para evitar a prisão de Lula antes das eleições, os petistas/esquerdistas em geral agra dependem (vejam só!) do voto do ministro Gilmar Mendes. Ele já deu a entender, segundo a imprensa nacional, que pode mudar seu voto no caso, e garantir que, enquanto houver recurso, ninguém pode ser preso.

Militantes reagem

Militantes do Partido dos Trabalhadores no Maranhão mantiveram o tom da liderança nacional da sigla e teceram pesadas críticas à condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula das Silva pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) no caso do tríplex no Guarujá.

Em nota, o deputado estadual Zé Inácio, coordenador da recém-criada “Frente Parlamentar de Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato”, disse que a decisão “fere a Democracia e o Estado de Direito”. Para ele, não há provas de crime cometido por Lula.

“Não existem provas contra o ex-presidente, o que há é uma perseguição desenfreada para tentar impedi-lo de se candidatar à Presidência. A nossa luta continua! Não aceitaremos uma condenação injusta e política, que serve tão somente aos interesses da Grande Mídia, da Elite Brasileira e do capital internacional. Lula tem um legado histórico em Defesa do Povo Brasileiro e representa a esperança de um País melhor para todos. Eleição sem Lula é fraude, é golpe e envergonha o Brasil perante o mundo (sic)”, destacou o parlamentar.

Presidente do PT em São Luís, o vereador Honorato Fernandes considerou um “show de horrores” a sessão de julgamento do aliado. Para ele, a condenação tem viés político.

“Hoje assistimos a um verdadeiro show de horrores com o julgamento político realizado pelo TRF-4. Uma afronta às leis, à constituição, à democracia e ao povo brasileiro. Condenação política, jamais poderia ocorrer. Agora é continuar lutando e informando cada vez mais o povo sobre o estado de exceção”, destacou o petista, também em nota.

37 pensou em “Longe da toga há 12 anos, Dino acha que sabe mais de Direito que TRF-4

  1. Conto os dias pra nos livrarmos desse sujeito. Praga miserável que nos jogaram botando esse cretino como governador. Ninguém merece !!!

  2. Cada dia que passa me convenço mais que o Flávio Dino é um grande engodo que os maranhenses embarcaram!! As evidências dizem isso: um beócio em Direito. Enganou um monte de gente no MA, desde ex-colegas da Justiça Federal, MPE,TJMA, Defensoria Pública e OAB/MA. Imagino quando for destronado do cargo em outubro de 2018 pelo sufrágio universal, se terá credibilidade ainda pra advogar pra alguém! Tem que voltar a ser mesmo é professor de Direito e Legislação nos cursos técnicos do 2.º grau, porque qualquer estudante aplicado de curso de Direito sabe que o conjunto das provas é que definiu a confirmação da Sentença do 1.º grau no TRF4 do brilhante juiz Sérgio Moro.

    • Também nunca me convenci da “sapiência” desse malandro de quinta categoria. Ele é apenas um bom decorador de textos, quem o conhece de perto afirma isto. Imagino aqui nessa província quantos beócios não estão por aí exercendo cargos de juízes, desembargadores e membros dos MPs, como exerceu essa farsa chamada Flávio Dino.

      Rever a forma do ingresso e da permanência de membros da magistratura e dos MPs no Brasil é deveras necessário. O que a Carta Republicana de 1988 lhes concedeu foi presente de pai pra filho. Nos EUA essas autoridades não gozam desses privilégios. Lá é eleição pra escolha deles e com mandato definido. Não existe castas nos tribunais.

  3. Se Flavio Dino fosse fazer concurso para juiz federal seria reprovado na primeira prova, ele passou naquele tempo porque estava cheio de teorias e enganou os examinadores. Fora Dino Cubano, o Maranhão te detesta.

    • Só se for tu… Tu és um grande idiota. ..FD tá reeleito tranquilamente. ..a tua jogadora de baralho tão cedo não retorna aos leões.

      • Fake,e além de fake,um fake desinformado,felizmente a palavra do povo vira em forma de voto,e não serão para esse comunista!!MAlivredecomunista

  4. Sr. Flávio Dino, vc não desaprendeu direito, na realidade vc nunca soube, pois elementar meu caro todos os desembargadores votaram da seguinte forma: DIANTE DAS ROBUSTAS PROVAS, voto pela condenação do réu

  5. Esse Dinóquio, Comuna, safado, incompetente, […] defende […]porque ele é um…Fora Dinóquio!!!

  6. Sr. Flávio Dino, pare de envergonhar os maranhenses. Recolha-se à sua insignificância intelectual e política e procure uma outra atividade a altura da sua pequenez ideológica, de preferência longe do Maranhão, cujo povo honesto atualmente o detesta.

  7. Este governador mentiroso e midiático foi eleito pra governar o Maranhão (infelizmente), e não pra defender bandido.
    Voltando ao Maranhão, o que ele fez?
    Nada!!!
    Todo dia existe peregrinação de empresas tentando receber seus pagamentos em várias secretarias e nada…
    Hospitais parados pq os funcionários não recebem salários.
    Obras abandonadas pq os construtores não recebem.
    Resumindo: GOVERNO CALOTEIRO.
    O resto é só mentira!

  8. Contudo sem a menor dúvida entende mais do que você e toda a sua corja acéfala, que creio eu nunca sentaram em uma cadeira para lerem o nosso ordenamento jurídico. Gilberto Leda, que texto mal elaborado, algo assíduo aqui em seu blog, mas esse superou todas. Você desdenha, de alguém que foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de juiz federal, no mesmo concurso que Moro também foi aprovado. Fica a dica leia ao menos o prefácio de um VADEMECUM, já a doutrina está bem mastigada e ficará fácil de você entender, a dica serve para os outros acéfalos aí de cima.

      • Kkkk
        Boa!!!
        Esses comunas são loucos!
        O professor de Deus tá falando muita asneira,… e as criaturinhas que mamam nas tetas não aceitam alguém falar que o “Professor” é na verdade um comediante!
        Tiririca que se cuide!!!

    • Tu deve ser o “aluno”preferido do Professor de Deus, só vcs tem razão.
      Vcs podem ler quantos livros de direito quiserem, continuarão sendo uns Burros adestrados de esquerdistas ladrões e safados.
      O povo não é mais cego.

    • Felipe Silva, pelo o seu linguaja podemos facilmente identificar que vc é apenas um imbecil que com certeza deve esta cursando o primeiro ou segundo período de direito e já esta se achando um advogado ( com todo respeito aos demais estudantes de direito ), sera que vc tem noção do que significa a palavra ACÉFALO?, primeiro respeite as pessoas, ate porque um blogue é um espaço pra debates e vc não tem condições de debater, pois vc é apenas um destrambelhado, ou seja vc é burro falando o português mais claro, procura saber quem é Flavio Dino a fundo que a tua decepção com certeza será maior do que a tua ignorância

    • Caro Felipe,ou fake,lembre que no Vade está a legislação seca,pelo seu comentário já percebemos duas coisas:1-Voce é um ignorante sem a mínima condição de debater um fato;e 2-Esse fascínio pelo ex juiz comunista te faz imaginar ter um conhecimento que não tem,fica calado e te contenta!

  9. Um aliado fiel deve fazer isso mesmo defender com todos os conhecimentos adquiridos ao longo de sua carreira, muito fiel Governador Flávio Dino com suas convicções sobretudo que Lula é inocente e os argumentos da acusação são muito frágil.

  10. Fiel aos aliados é isso mesmo deve manter sim qualquer manifestação de defesa a Lula e expor todo conhecimento adquirido ao longo de sua carreira.

  11. No fim das contas, devemos agradecer, então, que Flávio Dino tenha deixado a Magistratura e se tornado político, visto que, se por algum caso, este processo tivesse caído em suas mãos, o ex-Juiz teria absolvido Lula com estas alegações estapafúrdias de que pratica o bom direito.

Os comentários estão fechados.