Barra do Corda sai na frente com Inclusão de Alunos com Deficiência

Tutores que farão parte do Programa já passaram por treinamento

Dados do Inep apontam que o Brasil mais de 900 mil alunos com algum tipo de deficiência. No município maranhense de Barra do Corda, esse número chega a 420 crianças. E foi essa a motivação que levou a prefeitura a lançar o PIES, Programa de Inclusão Educacional e Social (PIES), modelo pioneiro entre os municípios maranhenses, neste segmento.

Esse programa possui ações voltadas para a promoção da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em escola regular. A Prefeitura fez um seletivo para a contratação de 160 profissionais nas áreas de Atendimento Educacional Especializado: Braile, Libras, Intérprete de Libras e Auxiliar Terapêutico.

O prefeito do município, Eric Costa (PCdoB), destacou que a ideia se deu a partir de uma política inclusiva desenvolvida em sua gestão. “A ideia surgiu diante da necessidade de incluir as pessoas com deficiência na educação regular, respeitando o direito garantido pela Constituição e adequando a Educação de Barra do Corda à Lei de Inclusão”, contou.

Os auxiliares serão distribuídos por turmas, de acordo com a demanda apresentada pelas escolas municipais. Toda sala de aula que possuir a partir de um aluno com algum tipo de deficiência terá um tutor destinado para garantir a inclusão necessária.

Depois de realizada a seleção, os profissionais convocados passaram por formação para que possam oferecer um trabalho de excelência em sala de aula, respeitando as diferenças e garantindo a mais de 400 alunos educação inclusiva de qualidade.

Outras ações

Esta não é a primeira ação da Prefeitura de Barra do Corda, no que diz respeito à Educação. Além da implantação de escolas de tempo integral, construção de novas escolas, entrega de uniformes novos para os estudantes, contratação de mais professores, Barra do Corda lançou também o PAE, Programa de Avanços na Educação.