Um relatório preliminar do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) aponta que uma “falha estrutural” provocou a queda do helicóptero em que morreram três médicos e um investigador da Polícia Civil, no início do mês de abril (reveja).
Segundo apurou o Blog do Gilberto Léda, a hélice da aeronave partiu-se no ar, abrindo-se como uma casca de banana.
A causa é a mesma de dois acidentes recentes aéreos com helicópteros do mesmo modelo, o Robinson R44. Em Recife, a aeronave que funcionava como Globocop caiu em janeiro deste ano (saiba mais).
No ano passado, uma noiva morreu a caminho do casamento, em São Paulo, enquanto voava também em um helicóptero desse modelo (veja aqui).
Como medida de prevenção, o Cenipa emitiu um comunicado internacional proibindo a operação desse modelo sob chuva, mesmo que fraca.
Helicoptero existe pás do rotor principal, e não teria nada haver um acidente com o outro comparado como o exemplo do helicoptero da noiva, cada reportagem que vou te falar viu …
Pás do rotor principal = hélices, para leigos, como eu. Ou vc acha que todo mundo sabe o que é uma “pá do rotor principal”?