PV denuncia secretário e aliados de Flávio Dino por fake News contra Roseana

De O Estado

O Partido Verde encaminhou ontem, à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão e à Procuradoria Regional Eleitoral, notícia de fato denunciando a disseminação de fake news contra a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) por servidores do governo Flávio Dino (PCdoB).

Assinada pelo deputado estadual Adriano Sarney, a denúncia destaca a atuação do atual secretário de Estado da Comunicação e Articulação Política, Ednaldo Neves (PCdoB), de dois assessores ou aliados do Executivo, identificados como Fabrício Oliveira e Uberlandes Alves, e do professor Samuel Barroso – irmão do ex-secretário Márcio Jerry.

Neves, Barroso e Oliveira postaram em redes sociais ou espalharam em grupos de WhatsApp uma montagem em que o deputado federal Hildo Rocha (MDB) teve seu rosto trocado com o do presidente Michel Temer (MDB) para simular a presença deste num ato político da ex-governadora em São Luís, na segunda-feira 21. Já Uberlandes Alves tem usado as redes sociais, corriqueiramente, para publicar montagens ridicularizando a adversária do governador.

Para o PV, o fato de um secretário de Estado estar atuando para disseminar boatos contra uma pré-candidatura, em horário de expediente – a postagem de Ednaldo Neves ocorreu às 13h18 de terça-feira, 22 – e possivelmente com aparelho telefônico corporativo, é ainda mais grave e demonstra a crença dos governistas na impunidade.

“A notícia falsa disseminada por Ednaldo Neves denuncia o intento de manipular a opinião pública, desestabilizar a disputa eleitoral, influenciar no resultado eleição de 2018 e prejudicar adversários. O fato trazido a lume é de extrema gravidade e causa maior perplexidade por demonstrar que um secretário de estado (de comunicação) não tem o menor receio de praticar conduta ilícita, contaminando o ambiente político e ferindo de morte regime democrático. Desrespeita o direito de todos os maranhenses a informação correta, exata e sem contaminação, qualidade essencial para um voto consciente”, destaca a ação do partido.

Em relação a Fabrício Oliveira e Uberlandes Alves, o PV aponta que os documento incluídos na notícia de fato denotam que ambos recebem recursos do Governo do Estado, via agências de publicidade, “para propagar centenas de matérias falsas e notícias que ataquem a honra, a imagem da candidata adversária do Governador Flávio Dino, com o objetivo de desequilibrar o pleito vindouro”.

Não isolado

Ainda de acordo com o PV, a conduta de assessores de segundo ou terceiro escalão, e de aliados do governador Flávio Dino, revela que a disseminação de notícia falsa pelo secretário de Comunicação “não é um caso isolado”.

“Há pólos produtores de notícias falsas em todo Maranhão que devem ser investigados com seriedade e rapidez, para que seja elucidado quais são os financiadores de prática nociva ao sistema republicano, haja vista a existência de fortes rumores e, até de confissões (provas citadas acima), de que o próprio Governo do Estado seria o financiador da produção e disseminação de uma rede complexa e de imenso alcance de informações falsas”, acrescenta a denúncia.

O partido ressalta, também, o potencial nocivo da atuação irregular dos comunistas no Maranhão.

“Há ameaça real de que os atos ilícitos praticados possuem capacidade e potencialidade de influenciar no resultado do pleito eleitoral do Maranhão deste ano”, diz a notícia de fato, que cita os artigos da Lei das Eleições que tipificam os crimes praticados nesses casos.

“Os crimes tipificados nos §§1º e 2º, do art. 57-H, da Lei das Eleições, tratam da ‘contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na Internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação’, sendo igualmente consideradas criminosas as pessoas contratadas”.

Mais

Procurado pela reportagem de O Estado, Ednaldo Neves disse apenas que não foi ele quem produziu a fotomontagem com Michel Temer no lugar de Hildo Rocha. “Não montei foto nenhuma”, disse. Samuel Barroso afirmou não saber que se tratava de montagem. “Não percebi que era fake, dada a perfeição da montagem (há até matéria reconhecendo a perfeição), e logo que alertado, excluí a publicação”, declarou.

13 pensou em “PV denuncia secretário e aliados de Flávio Dino por fake News contra Roseana

  1. Kkkkkk….a oligarquia está ficando ridícula com esse fake judicial. Quem não sabe que Temer – o presidente mais impopular- e Roseana Sarney são como unha e carne!!

    • Cindy Macedo, agora esse papudo não vai mais esconder que nasceu nas hostes da oligarquia, nem que o paizinho dele é sarneysista desde o período da ditadura militar!

  2. Oligarquia tem medo de assumir o apoio do impopular Temer.
    Essa raça vai perder para Flavio.

  3. É por esse tipo de gente que o Maranhão é governado: MENTIROSOS! Precisamos dar um basta nisso derrotando esses comunistas nestas eleições.

  4. Todos sabem que criar uma Fake News e divulgá-la é crime, sendo estabelecido no Código Penal Brasileiro. Quem quer que faça isso merece ser punido, e se os asseclas de Flávio Dino criaram uma Fake News, eles podem sim serem acionados na Justiça e até mesmo serem até condenados. Que cada um arque com as suas responsabilidades.

  5. Esse Adriano Sarney nunca derramou um gota de suor trabalhando, sempre foi sustentado com dinheiro. ..vai criar vergonha na tua cara rapá, vai procurar trabalhar. ..deixa de hipocrisia, tu não te preocupa com o maranhense, coisa nenhuma. …seu hipócrita! !!

  6. Isso é ridículo a família sarnenta em 1994 acusaram cafeteira de matar luis Pacheco o velho sarney públicou uma coluna no jornal dele moral da história rosengana ganhou a eleição de cafeteira e messes depois descobriram que luis Pacheco estava vivo ele deu até entrevista pra provar que estava vivo aí agora vem esses caga na fralda querer falar como se tivesse moral me poupe Adriano sarney você deveria era ter vergonha na cara e nem sair candidato só pelo mau que sua família fez ao povo do Maranhão e só pra completar matéria esdrúxula essa

  7. Tantos corruptos pra ser punidos neste pais aí você fala em punir fake me poupe me rapaz, era melhor punir o dinheiro da saúde que seu Ricardo murad sumiu ou o projeto salangô ou a fábrica de Rosário que ela indivídou famílias carentes ou saber aonde está o dinheiro da refinaria será que está nas malas dos sarnentos

Os comentários estão fechados.