ANJ contra a censura

Da coluna Estado Maior

A implacável perseguição do governo Flávio Dino (PCdoB) contra o jornal O Estado – com sucessivas ações judiciais, na tentativa de intimidação, já é de conhecimento da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Ainda na manhã de quinta-feira, o editor de Política de O Estado, jornalista Marco Aurélio D’Eça, conversou com a assessoria da ANJ, via internet, à qual informou a situação, deu detalhes dos processos e encaminhou todos os dados das reportagens que geraram as ações.

No dia seguinte, ninguém menos que o diretor-geral da entidade que reúne os principais jornais do país, também conversou com D’Eça, pedindo os prints e links de todas as matérias, algumas das quais ilustram, como imagem, a reportagem sobre o tema, publicada na edição do fim de semana.

A ANJ tem se posicionado criticamente contra a censura a órgãos de imprensa e a tentativa de intimidação da liberdade de expressão. E atua como uma espécie de litisconsorte informal em todas as ações que chegam ao Supremo Tribunal Federal. É com base na Constituição Federal que a associação de jornais encaminha ao STF o norte para a garantia da liberdade.

A entidade já está de posse dos documentos que mostram a perseguição a O Estado. Estes mesmos dados serão encaminhados também à Associação Brasileira de Imprensa e a Federação Nacional dos Jornalistas, órgãos de representação brasileiros. Numa luta aberta, franca, contra a censura.

5 pensou em “ANJ contra a censura

  1. Cara, é muita bobagem…. Vocês não se mostram contra a censura e querem censurar a rádio Timbiras e qualquer outra que não fale mal de Flavio Dino.
    Vocês precisam deixar o homem em paz.
    Deixem-no trabalhar, já que vocês nunca trabalharam pelo Maranhão.

  2. E a Operação Faktor, mais conhecida como Operação Boi Barrica, na qual foi imposta ao jornal O Estado de São Paulo uma verdadeira e absurda censura, simplesmente porque denunciou o esquema de caixa 2 praticado pelo presidente do grupo Mirante, Fernando Sarney, durante as eleições para o governo do Estado de sua irmã, a Roseana Sarney? Eu não esqueci, mas o blogueiro deve ter esquecido.

    • eu não esqueci. o que pergunto é: vc tem censura de estimação? Essa do Estadão não pode, mas a de O Estado pode? Pra mim, toda censura é condenável

      • De forma alguma. A única coisa que tenho de estimação é o meu papagaio, chamado Pipoca. A única coisa que espero de Vossa Senhoria(e sei que é, e muito) seria a Imparcialidade.
        O atual governo não é santo(e está bem longe disso). A imprensa é livre e se O Estado sofreu mesmo essa censura é um absurdo, está errado e tem que ser combatido, isso é fato! Mas os governos anteriores daqui do Maranhão fizeram a mesma coisa ou pior. Apenas gostaria que ficasse registrado.
        Obrigado

  3. Na verdade o símbolo do Pc do b mudou, agora são maçarico e pé de cabra dois instrumentos utilizados para arrombar cofres.

Os comentários estão fechados.