NOTINHAS DA BOCA DA NOITE

“Parada dada”

São latentes, segundo fontes do Sistema de Segurança do Maranhão, os indícios de que houve informações privilegiadas sobre a guarda de volumosas quantias em dinheiro aos assaltantes que tocaram o terror em Bacabal na noite de domingo (25).

Grande parte do recurso seria usado para abastecer bancos da região, em virtude do pagamento de servidores do Estado, nesta terça-feira (27), como anunciado na semana passada.

Número não batem
Há muita confusão na divulgação de informações sobre a quantidade de assaltantes em Bacabal. À imprensa, setores da PM disseram que eram mais de 100 bandidos. Um número surreal. Logo pela manhã, já havia surgido dados de que seriam m”mais de 20″; depois, “mais de 50”.

Bravura
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, classificou de “ato de bravura” a reação da Polícia Militar à ação de uma quadrilha. “De imediato, todos nós, a noite toda, acompanhamos nossos policiais, que são homens que praticaram atos de bravura”, diz Jefferson.

Vergonha
Uma vergonha, para dizer o mínimo, a ação de populares que, aproveitando-se do assalto e da explosão de uma agência do BB em Bacabal, tentaram embolsar parte do dinheiro que ficou pelo caminho (veja mais).

Adiado

Foi adiado pela juíza Mirella Freitas, titular da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru­-Mirim, o júri  popular do caso do assassinato do ex-prefeito de Presidente Vargas Raimundo Bartolomeu Aguiar o “Bertin”. Segundo a magistrado, o advogado de um dos acusados foi constituído há apenas cinco dias, e não teve tempo o suficiente para inteirar-se do processo, que tem mais de 1 mil páginas.

Jus sperniandi
Aliados do advogado Mozart Baldez, que ficou em último lugar na eleição para a presidência da OAB-MA – realizada na semana passada – comemoram um despacho da Justiça Federal em que se abre prazo para que a Comissão Eleitoral da Ordem, a Chapa 2 e a Chapa 4 se manifestem sobre alegações de inelegibilidade. Após a votação, Thiago Diaz foi declarado reeleito.

Crítica
A propósito da OAB-MA, Thiago Diaz manifestou-se nas redes sociais sobre a violência que se abateu no domingo (25) sobre Bacabal. Ele criticou a “fragilidade” da segurança estadual e desejou que ocorrido “sirva de exemplo para os responsáveis pela segurança do nosso povo”.

Bateu, levou…
Ato contínuo, o governador Flávio Dino (PCdoB), também nas redes, rebateu. “Alguns desinformados, ou movidos por ódio ideológico, estão atacando a Segurança Pública do Maranhão”, escreveu.

Quase lá
O vereador Chico Carvalho está mais próximo do que pensa de perder o comando do PSL no Maranhão…