Em uma sessão tumultuada, o plenário do Senado resolveu, por 50 votos a 2, abrir a votação para a eleição do presidente do Senado.
O senador Roberto Rocha (PSDB), do Maranhão, foi um desses 50 favoráveis à ampla publicidade dos votos.
A decisão contraria o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que busca o comando da Casa pela quinta vez. Aliados de Renan acusaram o presidente em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP), de patrocinar uma manobra e passar por cima do regimento interno, que estabelece votação secreta para esse tipo de eleição.
O bate-boca gerado pela aprovação do voto aberto provocou pedidos de adiamento da sessão. Com a insistência da senadora Katia Abreu (PDT-TO) em não devolver uma pasta com questões de ordem para o presidente em exercício, Davi Alcolumbre (DEM-AP), senadores passaram a solicitar que o democrata adie o pleito para a próxima segunda-feira, 4.
Os pedidos de suspensão partiram, principalmente, dos senadores Omar Aziz (PSD-AM), Jayme Campos (DEM-MT) e Jorge Kajuru (PSB-GO). “Já estou velho para isso aqui. Que vexame isso que está acontecendo. Peço desculpas aos meus filhos, aos meus netos, pelo que está acontecendo aqui. O senhor é do meu partido, mas eu não concordo com o que está acontecendo aqui e vou me retirar se isso continuar”, afirmou Jayme.
Já Jorge Kajuru (PSB-GO) disse que o Plenário se comparava não a um hospício, mas “àquele lugar que tem em todos as cidades do interior”, referindo-se de forma indireta a um prostíbulo.
ENTENDI QUE ELE ROBERTO ROCHA DECLARARIA SEU VOTO ABERTO MAS SERIA FAVORÁVEL AO VOTO FECHADO
Essa postura do Senador Roberto Rocha é inconsequente. Pelo que eu entendo deveria ser apresentado um projeto alterando o regimento para votação aberta, o que implicaria na tramitação do mesmo. Agora, do jeito que fizeram, foi um ato irresponsável daqueles que juraram respeitar e cumprir as leis e a.constituição. Não estou discutindo votação secreta ou aberta, estou exigindo, como cidadã, ética e respeito aos nossos representantes no parlamento federal
Que se dane Regimento ultrapassado, desse senado. Quem não pode ser desrespeitada é a nossa constituição, e essa por diversas vezes já foi nesse País.
Roberto Rocha acabou de votar, e mostrou o voto pra todo o Brasil ver. Esperava o mesmo de Eliziane Gama, “mas votou tão rápido, quanto a velocidade da luz”. Espero não ter saído das mãos dela, um voto a Renan Calheiros🤬