NOTINHAS DO SÁBADO

Crise?
Não coloquem na mesma mesa o deputado Marcelo Tavares (PSB), atual chefe da Casa Civil do governo Flávio Dino (PCdoB), e o suplente de deputado Edivaldo Holanda (PDT). Aliados dos dois dizem que eles não chegaram a um entendimento sobre cargos na Assembleia.

Cidadania
A líder do PPS no Senado Federal, senadora Eliziane Gama participou neste sábado, dia 23 de março do Congresso Nacional Extraordinário do PPS em Brasília. Com o tema: “Um novo olhar para o futuro”, os representantes do partido mudaram o nome da sigla para Cidadania 23.

“Nós votamos a alteração do nome do partido para Cidadania 23, além de discutir a resolução política e fazer a eleição de novos membros para diretório nacional. Nosso partido se notabilizou no Brasil pelo combate à corrupção, por ser fiscal do recurso público e lutar para que os serviços públicos cheguem para cada cidadão. Nós estamos aprovando esse novo nome e discutindo um novo olhar para a população brasileira”, esclareceu a senadora Eliziane.

Repercutiu
Foi grande a repercussão do lançamento da candidatura de Paulinha Lobão à Prefeitura de São Luís (saiba mais).

Movimentação
Por falar em Prefeitura de São Luís, o deputado estadual Adriano Sarney (PV) segue se movimentando de olho em 2020.

Encontro
A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) sediará, na próxima sexta-feira (29), o 3º Encontro de Presidentes de Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste. A abertura do evento, que terá como anfitrião o presidente da Alema, deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), acontecerá no Plenário Nagib Haickel, a partir das 10h. Durante o encontro serão discutidos vários temas de interesse do Poder Legislativo e da população, a exemplo da Reforma da Previdência e dos encaminhamentos sobre o Consórcio dos Estados do Nordeste, cuja efetivação depende da aprovação pelos Parlamentos de cada estado nordestino.

Nada a ver
O vereador Chico Carvalho (PSL) anda chateado com a repercussão sobre supostas irregularidades em aposentadorias na Câmara de São Luís. O parlamentar alega que não se aposentou pelo Poder Legislativo, mas como auditor do Município, e que está pagando um preço alto por denúncias contra Astro de Ogum (PR) que nada têm a ver com ele.

Primeira semana
Na primeira semana de trabalho como deputado federal pelo PROS/MA, Gastão Vieira destacou a emoção de estar de volta ao parlamento para exercer o seu sexto mandato. “Eu gostaria de falar da minha emoção de estar novamente no plenário da Câmara dos Deputados, onde eu já vivi muitas histórias. Eu gosto do Legislativo, aqui eu me encontro e tenho a certeza que estou ajudando o meu país”, disse.

O deputado avaliou o momento atual na Câmara Federal, “Acho que a Câmara precisa neste momento de muita conciliação e de muito entendimento, para que a gente possa dar ao povo brasileiro aquilo que ele realmente deseja, que é um país melhor. Não será uma tarefa fácil, mas eu espero colaborar no que for preciso”, destacou. Em sua primeira semana de trabalho, Gastão Vieira assumiu como membro titular da Comissão de Educação na Câmara.

Educação
Com o objetivo de auxiliar os municípios brasileiros no funcionamento e na manutenção da rede de ensino pública, o Ministério da Educação baixou portaria, nessa semana, que regulamenta a emenda parlamentar de custeio para a educação. A emenda é de autoria do deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) e foi aprovada no ano passado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019. Com a portaria, assinada pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, o MEC irá incluir entre os elementos financiáveis com recursos do orçamento impositivo, as emendas para custeio da educação já a partir de 2020. O deputado Juscelino Filho comemorou mais esta importante conquista para a educação, uma vez que muitos municípios têm dificuldades em custear merenda, transporte escolar, entre outros insumos.

Segurança
O deputado federal Aluisio Mendes (PODE) será o porta-voz da bancada maranhense na Frente Parlamentar de Segurança Pública. Ele recebeu a missão durante o lançamento do grupo de trabalho, na manhã desta quarta-feira (20), em Brasília. Além de representar o estado, Aluisio Mendes também responderá pela categoria dos policiais federais, profissão do parlamentar.

Durante a abertura dos trabalhos da Frente Parlamentar (que contou com as presenças dos senadores Flávio Bolsonaro e Major Olímpio, ambos do PSL, e do ministro de Segurança Pública, Sérgio Moro), o deputado Aluisio Mendes ressaltou que a crise atual vivida pelo sistema de segurança pública eleva a responsabilidade dos representantes no Congresso. “A atual crise de segurança é um alerta, e como membro titular da bancada da segurança pública, conselheiro nacional e representante da Polícia Federal, defendo a prioridade dessa pauta no Congresso”, afirmou.