Justiça Eleitoral ouve testemunhas em ação de cassação de Duarte Jr.

A Justiça Eleitoral do Maranhão ouve desde o mês passado testemunhas no processo em que o procurador regional eleitoral no Maranhão, Pedro Henrique Castelo Branco, pede a cassação do mandato do deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB).

O comunista é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) por abuso de poder durante a eleição de 2018. Segundo o representante da Procuradoria Eleitoral, o parlamentar usou a estrutura do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), órgão que dirigiu até antes do peito, para obter a vitória nas urnas. A atual presidente do órgão, Karen Barros, também figura como ré no processo (saiba mais).

A determinação para as oitivas foi expedida pelo desembargador Tyrone José Silva, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), no dia 28 de março, e o prazo para a tomada de depoimentos encerrou-se no domingo (28).

Promoção da imagem

Ao propor ação contra Duarte, o procurador Pedro Henrique Castelo Branco apontou abuso da promoção da imagem pessoal do comunista via Procon-MA (relembre).

Segundo ele, uma pesquisa realizada pela Procuradoria Eleitoral, entre outubro de 2017 e abril de 2018 – quando o comunista já era, notoriamente, um pré-candidato a deputado – apontou a publicação de 99 fotos e vídeos do então presidente nas páginas oficiais do órgão e do Governo do Maranhão no Instagram.

Foram identificadas, ainda, no mesmo período, 138 publicações em sites oficiais.

“A exposição massiva da imagem de autoridades/servidores de modo a desvirtuar o caráter educativo, informativo e de orientação social da publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos, convertendo-os em meios de promoção pessoal, como claramente ocorre no caso trazido à apreciação judicial, caracteriza abuso de autoridade”, destaca Castelo Branco.

Na Aije, o procurador lembra que, já após a desincompatibilização de Duarte, a PRE chegou a emitir uma recomendação a sua sucessora, Karen Barros, para que imagens e menções ao ex-presidente fossem retirados das páginas oficias e redes sociais do Procon-MA.

Segundo ele, como o pedido não foi atendido, Barros também acabou incorrendo em abuso. “Tal responsabilização de ambos os agentes se dá em razão da manutenção da propaganda desvirtuada após a exoneração do primeiro requerido [Duarte Jr.] do cargo de presidente do Procon, que passou a ser ocupado pela segunda requerida [Karen Barros]”, pontuou.

Estratégia ilícita

Para Pedro Castelo Branco, Duarte Júnior lançou mão de uma “estratégia ilícita” para obter dividendos eleitorais à custa da publicidade institucional do Procon-MA.

“Mais do que a efetiva utilização da publicidade institucional a serviço de sua promoção pessoal, é possível perceber com clareza o nexo entre tal conduta e o benefício eleitoral angariado por ele, que decorre do resgate da referida publicidade institucional dentro da propaganda eleitoral do requerido; com isso, configura-se injusta vantagem ao requerido em relação aos demais candidatos, pois o material veiculado tem a capacidade de induzir os eleitores a se sentirem obrigados a retribuir, com seus votos, as ‘benesses’ concedidas pelo ex-gestor do Procon-MA”.

Outro lado

Em uma nota divulgada quando da proposição da ação, no fim do ano passado, Duarte Júnior disse que é ficha limpa e contra a corrupção, e que teve contas de campanha aprovadas pela Justiça Eleitoral – embora a denúncia da PRE não trate disso.

Acrescentou, ainda, que quando esteve à frente do Procon-MA teve atuação “amparada na lei”.

“O objeto da denúncia é o fato de existirem notícias postadas DURANTE O PERÍODO EM QUE FUI PRESIDENTE DO PROCON/MA, no site e redes sociais do órgão – conduta amparada na lei e adotada por muitos gestores e instituições com o fim de informar a população acerca dos seus direitos”, declarou (reveja).

8 pensou em “Justiça Eleitoral ouve testemunhas em ação de cassação de Duarte Jr.

  1. Se essa justiça eleitoral não caçar esse cara aí vamos saber que tá tudo dominada no Maranhão. Esse cara não vale o que o gato enterra!

  2. Tem que cassar são os outros deputados ai que nada fizeram e nada fazem pela população, Duarte JR. é um exemplo, fez muito pro maranhão progredir.

  3. A capacidade de DUARTE Jr […] criar problemas com seu ego monumental, sua falta de auto crítica, sua obssessão em aparecer, sua necessidade de tentar ocupar todos os espaços sem um mínimo de ética, compostura ou responsabilidade me fazem acreditar que é o pior deputado da assembléia.

  4. Derrubar esse rapaz é muito fácil. Basta escrever aqui o nome dos funcionários fantasmas que foram nomeados como forma de pagamento pelo trabalho de campanha.

    • não acredito que haja isso no gabinete dele. sempre vejo no stories e o pessoal tá sempre lá trabalhando

  5. Quem conhece o cidadão sabe que ele é narcisista, egoísta, patético e um verdadeira capitalista que só pensa em si, a exemplo do seu líder Flávio Dino da Silva Sauro.

Os comentários estão fechados.