CGJ adverte juízes sobre TQQ e AMMA reage

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) entrou em rota de colisão com a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ) do TJMA após o órgão advertir juízes maranhenses sobre a possível prática do expediente “TQQ” – referência pejorativa a magistrados que passam não mais que três dias nas comarcas e logo retornam a suas cidades de residência fixa.

Na segunda-feira (13), a CGJ emitiu ofício informando que tem sido alertada, “inclusive por órgão de imprensa, da reiterada ausência de juízes em seu local de trabalho durante o período de expediente forense”.

Na sequência do documento, o órgão de controle do Judiciário recomenda que os juízes cumpram seus horários, sob pena da “instauração de procedimento com vistas à apuração de violação de dever funcional”.;

Reação

Na manhã de ontem (15), a AMMA decidiu reagir.

Em nota à imprensa, a associação classista disse ratificar “sua total confiança na Magistratura Maranhense, principalmente quanto à excelência do trabalho desenvolvido nas inúmeras unidades judicias” e solicitou da Corregedoria que, caso haja casos concretos de desvios funcionais, instaure os devidos procedimentos.

“Caso exista algum desvio funcional de magistrado, devidamente comprovado, a AMMA espera que a Corregedoria cumpra o seu mister de fiscalização e apuração de forma individualizada e conforme o devido processo/procedimento legal”, destaca o comunicado.

Para a AMMA, juízes que têm sido denunciados por abandonar as comarcas podem estar sendo vítimas de fake news.

“A AMMA alerta sobre o dinamismo que o processo eletrônico (PJE) inseriu no dia-a-dia forense, bem como que, nos dias atuais, a utilização de ‘fake news’ é praxe, a fim de tentar denegrir a imagem de autoridades constituídas, o que não deve ser admitido no âmbito do Poder Judiciário”, completa a nota.

3 pensou em “CGJ adverte juízes sobre TQQ e AMMA reage

  1. Já por duas vezes me desloco de São Luís para […]-MA na quinta-feira pela manhã e não encontro o juiz na comarca, agora imagina o prejuízo que causa ao advogado…o processo ainda é físico e tem mais de ano que está concluso para o primeiro despacho de mero expediente… é mole?

  2. A AMA faz o papel dela que é defender seus associados, contudo quem quiser comprovar basta ir em qualquer fórum do interior do Maranhão na segunda e na sexta que não se encontra juiz, sendo que os maiores salários desse país estão nessa classe. Enquanto isso quem ganha salário tem que comparecer todo dia em seu trabalho. Esse país não vai pra frente nunca enquanto houver essas castas que se comportam como superiores.

Os comentários estão fechados.