Nunca uma decoração junina despertou tanta atenção em São Luís. Um mosaico enfeitando toda a extensão da Rua Portugal, no Centro Histórico da capital, e uma série de bandeirinhas no alto das ruas têm atraindo diariamente centenas de pessoas para o local. A intenção para maranhenses e turistas tem sido a mesma: aproveitar o novo cenário para selfies e milhares de fotos.
Realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), as tradicionais bandeirinhas ganharam um colorido diferenciado em 2019. Mosaicos retratando elementos do folclore junino maranhense, como a mãe Catirina, rapidamente ganharam destaque nas redes sociais. Imagens captadas por drones ajudaram a viralizar a decoração.
Além da Rua Portugal, a Rua Djalma Dutra, a Casa do Maranhão e o Arraial do Ipem também ganharam decoração especial. A Rua da Feira da Praia Grande e parte da Rua da Estrela também receberam bandeirinhas confeccionadas pelo ‘Artes na Rua’, grupo de artesãos de Pombal (PB) que trabalha durante as madrugas enfeitando os pontos juninos de São Luís.
Enquanto isso, buracos na cidade expulsam moradores!
Não é que não se deva investir em cultura ou atrativos turísticos. É óbvio que se deve fazê-lo. Mas, o que não se deve, por ser inaceitável, é deixar a cidade num abandono que a deixou irreconhecível. É vergonhoso. É humilhante. É deplorável viver numa cidade que não há ruas trafegáveis. Onde o morador de São Luís se sente um estranho no seu próprio lugar. Onde a sua casa é o lugar em que ele não desejar estar. Que vergonha prefeito. Que vergonha. O verdadeiro mosaico é esse que escamoteia a realidade turva de nossa cidade.
Gilberto, não sei se fui no local errado, mas para olhar os mosaicos, só se subir nos prédios. Por baixo , só olhei bandeirolas. Abraço
O interessante nem são os mosaicos. Mas a cara de pau. As ruas do Centro histórico estão numa calamidade só. Sujeira, fedor, e falta de infraestrutura. E o Maranhão seguindo como um belo cartão postal. No papel apenas, como tudo nesse inferno de 04 anos de Governo Dinista.