Hildo quer apresentar relatório do acordo Brasil-EUA em dez dias

O deputado federal Hildo Rocha (MDB) – designado relator do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) assinado entre o Brasil e os Estados Unidos para o lançamento de foguetes e satélites americanos a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) – quer apresentar seu relatório sobre o assunto em dez dias.

Ao Blog do Gilberto Léda, ele disse que pretende “correr” com a apreciação do caso.

“Pretendo, em dez dias, no máximo, apresentar o relatório. Temos que correr porque esse acordo precisa ser homologado para começar a valer”, destacou.

De acordo com parlamentar, a proposta tem apoio da bancada do Maranhão no Congresso porque, além de garantir benefícios para o programa espacial brasileiro, deve render dividendos financeiros ao Maranhão.

“Esse acordo garantirá receitas formidáveis para o Maranhão. Sou a favor artigo por artigo, parágrafo por parágrafo. Já conhecço o acordo e está nos mesmos termos já apresentados pelo ministro Marcos Pontes [da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações]. A bancada já tem conhecimento e apoia. Por isso, vamos acelerar”, completou.