Números da pesquisa Pnad do IBGE preocupam Gastão Vieira

Pesquisa divulgada na quarta-feira (19) revela que o Brasil, infelizmente, não atingiu meta de alfabetização. Além do mais, aponta para problemas antigos como a evasão e o atraso escolar.

Em entrevista, o deputado federal Gastão Vieira (PROS), membro da Comissão de Educação, disse que os números incomodam.

“40% da população acima de 25 anos não têm sequer o ensino fundamental. Isso é terrível. Não saiu da primeira etapa da educação, só a outra metade está concluindo o ensino médio. Vamos ter melhoras apenas no ensino superior. Isso é terrível”, afirma Gastão.

Segundo o relatório do IBGE, permanecem os problemas do atraso escolar e da evasão, mais característicos do ensino médio (15 a 17 anos), onde foi registrada, em 2018, taxa de frequência líquida de 69,3%, ou seja, 30,7% dos alunos estavam atrasados ou tinham deixado a escola. Em 2018, cerca de 17,6% dos homens e 28,4% das mulheres não trabalham, nem estudavam ou se qualificavam.

“Nós temos mais de 11 milhões de analfabetos entre os adultos brasileiros. Nós já temos um ensino em que a qualidade do ensino é extremamente duvidosa e cada vez mais os alunos passam menos tempo na escola. Dados que incomodam, principalmente o jovem nem-nem. Que nem estuda e nem trabalha, ou seja, aquele que a qualquer momento poderá ser recolhido pelo tráfico. Esses dados nos deixam extremamente tristes”, finalizou o deputado federal maranhense.

Seminário

A Comissão de Educação da Câmara aprovou o Requerimento 168/19 de autoria de Gastão Vieira (MA) que propõe a realização do seminário “O Futuro do Financiamento da Educação” (PEC 15/15, do Fundeb), a ser realizado no dia 28 de agosto, a partir das 9h, na Câmara dos Deputados.

Um comentário em “Números da pesquisa Pnad do IBGE preocupam Gastão Vieira

  1. Ele foi da seduc por um bom tempo. Conseguiu fazer algo pela alfabetização do maranhão, ou deu para o MST doutrinar os analfabetos, como o dono dele está fazendo no famigerado sim, eu posso (um retumbante fracasso)?

Os comentários estão fechados.