Após cobrança e demora de mais de dois meses, o Governo do Maranhão informou que o Hospital Geral de Matões do Norte será reaberto na semana que vem. A unidade hospitalar está fechada desde o dia 1º de fevereiro (relembre aqui) quando, de forma súbita, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) determinou os serviços, o que gerou revolta dos funcionários e da população.
Segundo o Governo, os reparos teriam duração de 60 dias (veja aqui), o que obrigaria a entrega no dia 1º de abril deste ano. Questionada, a SES não informou as razões para o atraso.
A SES também não informou quais reparos foram feitos.
Em postagem anterior, o Blog do Gilberto Leda revelou que o instituto que deveria reabrir o Hospital recebeu do Governo R$ 19 milhões de adiantamento pelos serviços (relembre aqui).
Os pagamentos foram feitos pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou “que o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Vida Humana (IADHV) faz gestão apenas da folha de pagamento dos profissionais das unidades de saúde administradas pela Empresa Maranhense Serviços Hospitalares (EMSERH), com exceção dos concursados”.