‘É um marco’, diz Paulo Marinho Jr. sobre ação no STF

Autor do pedido liminar por meio da qual tenta tomar o mandato do petista Zé Carlos da Caixa, o suplente de deputado federal pelo Maranhão Paulo Marinho Júnior, que é também vice-prefeito de Caxias, destacou que a ação “é um marco” para a democracia no país.

Segundo ele, a alteração ao Código Eleitoral afetou negativamente as eleições em 2018 ao permitir que partidos ou coligações que não tivessem atingido o quociente eleitoral tivessem acesso a vagas oriundas das chamadas “sobras” nas casas legislativas.

“Ela [a alteração ao Código Eleitoral] afetou de maneira negativa a eleição passada, nosso sistema proporcional, e terá grande influência na definição do tipo de sociedade que queremos, com instituições mais fortes e partidos mais fortes e representativos”, avaliou Marinho Júnior. Com 55.755 votos na eleição do ano passado ele acabou na primeira suplência.

Já o petista Zé Carlos, alvo do seu pedido, obteve 76.893 votos e garantiu uma vaga como mais votado do PT, apesar de o partido, que não se coligou na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, ter alcançado apenas 170.904 votos, quando quociente eleitoral, nesse caso, era de 181.699 votos.

0 pensou em “‘É um marco’, diz Paulo Marinho Jr. sobre ação no STF

  1. Chororô de quem perdeu, teve muito menos votos que o outro Deputado agora quer passar rasteira, esse nunca vai ganhar uma elleicao, essa família de Caxias é muito queimada.

  2. “…. r meio da qual tenta TOMAR o mandato do petista Zé Carlos da Caixa….” Tomar? Tomar?