O deputado federal Eduardo Braide (PMN) venceria a eleição para prefeito de São Luís no 1º turno se o pleito fosse agora. É o que diz pesquisa do Instituto Prever realizada no final do mês de agosto.
O parlamentar aparece com 51,7% dos votos válidos.
Em segundo lugar – repetindo desempenho aferido pelo instituto Econométrica (reveja) – aparece o deputado estadual Wellington do Curso (PSDB), com 10,8%; ele é seguido de perto pelo também deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), com 9,2% (veja acima a votação completa).
Espontânea
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores não são apresentados a um rol de candidatos, Braide aparece com 23,3% das intenções de voto. Na pesquisa de maio do mesmo instituto, o deputado do PMN tinha 25,2%.
Duarte Júnior aparece em segundo lugar nesse quesito, com 4,6% – em maio tinha 2,1%. Wellington vem em terceiro com 3,2% (1% em maio).
Rejeição
Chama atenção na pesquisa Prever a rejeição ao deputado federal Biora do Pindaré (PSB). Com apenas 5,8% dos votos válidos, ele é rejeitado por nada menos que 10,4% do eleitorado.
Nesse quesito, é seguido pelo ex-prefeito Tadeu Palácio (PSL), que aparece com 9,7%.
A pesquisa Prever foi realizada entre os dias 23 e 25 de agosto. Foram ouvidas 888 pessoas, em 16 regiões da cidade. A margem de erro é de 3,8 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
Ao longo do fim de semana, o Blog do Gilberto Léda detalhará mais dados do levantamento.
É bom já ir se acostumando nosso prefeito não tem ligação alguma com Flávio Dino, Edivaldo Holanda, Weverton Rocha, Márcio Jerry, é da direita, já sabem quem é? Eduardo Braide. Acorda São Luís.