O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), declarou hoje (3), que “já é tempo” de os parlamentares aprovarem uma proposta de emenda impositiva no estado.
O comunista foi o entrevistado do Bom Dia Mirante, da TV Mirante, nesta segunda-feira, quando o Legislativo estadual retoma os trabalhos em plenário.
“A minha avaliação é que de fato já é tempo de aprovar a emenda impositiva e nós acreditamos que este ano a PEC que aborda esse assunto passe na Assembleia Legislativa e que comece a valer a partir de 2021. Eu considero muito provável que este ano a gente aprove a emenda impositiva”, disse.
Segundo Othelino, já existem três propostas que tratam sobre as emendas impositivas na Assembleia.
“Temos dois ou três propostas sobre a emenda impositiva na Assembleia e eu acredito que os textos deverão ser reunidos em uma proposta única”, destacou.
Na prática, a emenda impositiva garante aos parlamentares estaduais o direito de destinar recursos estaduais para municípios ou áreas que considerarem prioritárias, atendendo às demandas da população.
Com um dispositivo como esse aprovado, o governo é obrigado a executar as emendas apresentadas.
A chamada PEC da Emenda Impositiva altera o artigo 137 da Constituição Estadual, que no inciso 7º passaria a vigorar com o seguinte texto: “As emendas individuais ao projeto de lei orçamentária serão aprovadas no limite de um inteiro e cinco décimos por cento da receita corrente líquida prevista no projeto encaminhado pelo Poder Executivo, sendo que a metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde. E pelo inciso 8º “é obrigatória a execução orçamentária e financeira das programações a que se refere o inciso 7º”.
Onde esse cara conseguiu sete milhões para comprar um apartamento? Agora que posar de mocinho.
Deputado Othelino fazem um Projeto e encaminham pro Presidente Bolsonaro, pra fazer “POSTOS DO SAMU” nas 217- Cidades pra salvar vidas de Milhares de pessoas humildes.
Como esse deputado achou dinheiro para comprar um apartamento de sete milhões? Só no Maranhão. Desperta meu povo. Nossa bandeira jamais será vermelha.