A captura de uma tela em vídeo com o acompanhamento de todo o percurso do navio Stellar Banner desde sua saída do Porto da Ponta da Madeira até o encalhe na costa do Maranhão mostra que as fissuras no casco relatadas pelo seu comandante podem ter sido ocasionadas ao se tentar “cortar caminho”.
Nas imagens – a que o Blog do Gilberto Léda obteve acesso com exclusividade na noite deste sábado (29) -, é possível ver a embarcação deixando o cais e, inicialmente, seguindo o caminho correto (passando por uma sequência de boias verdes e vermelhas no mapa).
O procedimento foi corretamente executado pelo comandante até que a embarcação atingisse por volta de 12 nós. Nesse momento, em vez de dirigir-se às boias (à sua esquerda), ele segue direto.
O navio tem calado de 21 metros e, nesse momento, passou por uma área com apenas 20 metros de profundidade. É exatamente nesse ponto que ele reduz a velocidade, dá voltas e, então, para num banco de areia.
Veja toda a ação:
Se foi isso mesmo, foi uma baita economia.
Mas será que ele não passou reto por já ter percebido o problema? Eu li (aqui mesmo) que o comandante estava procurando um banco de areia para não afundar o navio. Enfim, entendo zero de navegação, só espero que o óleo não vaze (muito) e não tenhamos outro desastre ambiental.
repare na velocidade… ela diminui bruscamente no momento do impacto…o banco de areia pra encalhar foi achado mais adiante
Ah, sim! Eu não havia visto o vídeo ainda. Achei que fosse só a foto. Obrigado pela informação.
Ótimo furo de reportagem que detectou como surgiu o furo no casco
Nesse angu tem caroço. O cara só podia estar bébado ou tem algo a mais. As cartas nautícas, sonar, radar, etc. tem todas as informações. Dá para ver os números com as profundidades e as marcações dos bancos de areia com suas respectivas alturas. Não tem mais praticagem no itaqui? O navio já desancora com o capitão no comando?
Acho muito prematuro afirmar isso. O Cmte disse que bateu em algo antes de encalhar propositalmente. Ele encalhou propositalmente fora do canal, é lógico.