Assembleia de Deus orienta pastores a retomarem cultos no MA

De O Estado

A Convenção Estadual das Igrejas Assembleias de Deus do Maranhão (CEADEMA) divulgou comunicado, assinado pelo presidente da entidade, Pedro Aldi Damasceno, que orienta pastores presidentes de congregações a retomarem de forma gradativa a rotina de celebrações nos templos em todo o estado.

O documento reconhece a proliferação da Covid-19 como um problema mundial, declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a situação de calamidade pública oficializada no Maranhão por meio do decreto nº 35.672/2020, do Governo do Estado.

Apesar disso, o colegiado toma por base o decreto presidencial nº 10.292/2020 que incluiu no rol de atividades essenciais durante a crise de saúde pública, as organizações religiosas de qualquer natureza, e orienta pastores e membros a retornarem à rotina das igrejas.

A entidade reforça ter orientado anteriormente a suspensão dos cultos por um período de 15 dias, como medida preventiva contra o coronavírus, prazo esse já concluído.

“A CEADEMA, prezando sempre pelo equilíbrio e prudência, vem por meio deste, recomendar a todas as Assembleias de Deus no Maranhão as seguintes orientações: 1- Com o decurso do prazo da recomendação anterior, ficará a critério de cada pastor presidente de campo a definição quanto ao dia de retorno às atividades dos cultos, o que deverá ocorrer de forma progressiva e gradual, observando as orientações legais das autoridades e dos órgãos de saúde pública, bem como as particularidades de cada local”, destaca trecho do comunicado.

Diálogo

A CEADEMA também orienta pastores e a buscarem diálogo com autoridades locais e com os órgãos de saúde pública, antes de recomeçarem os cultos.

“2- Que antes de recomeçar as atividades de cultos nos templos, o pastor deve buscar diálogo e entendimento com as autoridades locais, com os órgãos de saúde pública, ministério público e executivo municipal, acerca da legislação e medidas ao enfrentamento do COVID-19 em sua localidade”, destaca.

A entidade também prega cautela e medidas preventivas de higiene dentro dos templos.

“3- Quando retornarem aos cultos, os irmãos não devem ignorar certos cuidados como: higienizar frequentemente as mãos; evitar cumprimentos com aperto de mãos, abraços, e beijos; se estiver com sintomas de gripe recomendamos que cultuem a Deus em seus lares até que se recuperem dos sintomas. E se fizer parte do grupo de risco, observar os critérios postos pelas secretarias de saúde. Seguindo a instrução de profissionais da saúde e somando forças no combate ao avanço do coronavírus, orientamos que quando retornarem as atividades de culto no templo, evitem aglomerações, por isso recomendamos que em cada templo seja observada a distância mínima de segurança de um irmão para o outro a cada 2m”, enfatiza.

Apesar de orientar a retomada dos cultos nas igrejas, a convenção da Assembleia de Deus afirma que a responsabilidade pela efetivação de medidas de prevenção é exclusiva do pastor.

“5- É de inteira responsabilidade dos pastores presidentes de cada campo a efetivação das medidas preventivas no enfrentamento ao COVID-19 no âmbito da sua igreja, podendo os mesmos responderem judicialmente pelo descumprimento das mesmas”.

13 pensou em “Assembleia de Deus orienta pastores a retomarem cultos no MA

    • Verdade, a preocupação não é cultuar Deus e sim a arrecadação das ofertas e dizimos que é da lei e não existe mais pra nós gentis da graça de Cristo ressuscitado, só amor ao dinheiro e não de almas , só não ver quem não quer

      • Infelizmente, devo concordar com vcs, pseudopastores não estão preocupados com a saúde dos membros das congregações, mas sim com a saúde das finanças dos templos. Há alguns no interior do Espírito Santo, morreu um membro de uma congregação e a família suspeita de que ele pegou o vurus na igreja porque era o único lugar que ele ia por causa da quarentena, e depois da morte dele e de alguns membros estarem infectados, o pastor pediu desculpas a população e encerrou às atividades, quer dizer depois da tragédia ele fez o que deveria ter sido feito. Cabe aos membros da Assembleia de Deus serem mais sensatos do que os pastores.

  1. Falta de responsabilidade do Presidente da Assembleia de Deus, determinar que pastores e membros retorne aos cultos.

  2. Começou a faltar o dinheiro, por isso essa pressa em abrir as igrejas, essas almas sebosas pesam mais em dinheiro do que em Deus.

  3. engraçado que ele manda abrir, mais ao mesmo tempo tira o dele da reta. olha mais se vcs forem preso se virem. vcs responderam o crime por desobediência sozinho não faremos nada. entende vai la te lasca. eu vou ficar so saqui te olhando. sacanagem essa a.

  4. Infelizmente, devo concordar com vcs, pseudopastores não estão preocupados com a saúde dos membros das congregações, mas sim com a saúde das finanças dos templos. Há alguns no interior do Espírito Santo, morreu um membro de uma congregação e a família suspeita de que ele pegou o vurus na igreja porque era o único lugar que ele ia por causa da quarentena, e depois da morte dele e de alguns membros estarem infectados, o pastor pediu desculpas a população e encerrou às atividades, quer dizer depois da tragédia ele fez o que deveria ter sido feito. Cabe aos membros da Assembleia de Deus serem mais sensatos do que os pastores.

  5. Essas igrejas evangélicas curavam tudo, desde unha encravada até ressuscitar defunto. Bastava ver nas tvs abertas mil testemunhos de curas milagrosas. E agora não curam de COVID. Isso é muita sacanagem. Bando de pastor fraco feito caldo de piaba. ainda bem que existe a ciência.

  6. Inescrupulosos que usam o nome de Deus para pilhar o salário dos fiéis. O que lhes move não é a fé, mas a ganância.

  7. No momento em que todos os segmentos são convocados ao sacrifício em nome da saúde (Vida) seria razoável que esses pastores suspendesse a cobrança do dízimo pelo menos pelo tempo que durar a pandemia. É um absurdo que esses pastores que vivem de sugar os seus “rebanhos” queiram num momento tão difícil extorquir o pouco que essas pessoas vão receber de Auxílio Emergencial.

    • Se Creres Verão a Glória de Deus se manifestar.
      Daniel 3
      16
      Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti.

      17 Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei.

      18 Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.

Os comentários estão fechados.