É determinação da gestão municipal que todos os órgãos da Prefeitura de São Luís adotem medidas para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) entre os servidores públicos municipais, garantindo também que a população permaneça segura durante a prestação dos serviços.
Na Limpeza Urbana, serviço essencial que segue sendo prestado diariamente, além do equipamento de proteção individual diário, os agentes de limpeza recebem álcool em gel a 70% e os caminhões de coleta agora contam com água, sabão e papel toalha para que eles possam manter a higiene das mãos, entre outras medidas de prevenção.
Na limpeza, os caminhões da coleta domiciliar foram equipados com tanques de água, sabão e papel toalha para que os agentes possam manter as mãos sempre higienizadas. Para quem trabalha na capina e roçagem foi montada uma estrutura com um carrinho onde são transportados água e sabão, além de álcool em gel a 70%.
Os veículos onde os profissionais da limpeza são transportados estão sendo higienizados a cada troca de turno, cerca de três vezes por dia. O mesmo está sendo feito com os caminhões da coleta, máquinas de remoção mecanizada, caçambas e outros maquinários e equipamentos usados diariamente para a execução dos serviços. Além disso, os agentes são orientados a evitarem o contato próximo com outras pessoas durante o expediente.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, afirmou que garantir a saúde dos agentes de limpeza urbana é fundamental para que não haja prejuízos na prestação dos serviços. “Neste momento em que todos nós estamos preocupados com a nossa saúde, adotando o isolamento domiciliar, se possível, os agentes de limpeza urbana estão sendo demandados ainda mais. Por isso, precisamos preservar a saúde destes profissionais, evitando que eles se encontrem em situação de risco para a Covid-19. Esta é uma forma de reconhecer a importância dessas pessoas e também de garantir que este serviço continue sendo prestado sem qualquer transtorno diariamente”, disse.