Dia Mundial dos Escoteiros

No dia 23 de abril, comemora – se o dia do Santo Guerreiro, São Jorge, padroeiro do Movimento Escoteiro, data também consagrada à comemoração do Dia Mundial dos Escoteiros.

O Movimento Escoteiro tem como protagonista o jovem, visando seu próprio desenvolvimento, ideal referenciado por seu fundador, o inglês Robert Baden-Powell.

Nesse ideário formulou e aplicou o  Método Escoteiro direcionado para o desenvolvimento social, físico, afetivo, intelectual, espiritual e formação de caráter do jovem, na dinâmica escoteira.

O jovem, nesse propósito, é concebido como um ser em formação, com um potencial para contribuir na formação de um mundo melhor, com foco nas relações do homem com seus semelhantes e com a natureza, tendo por princípio um ser superior.

Dessa forma, os fundamentos e a prática escoteira, são vivenciados pelos membros juvenis com apoio de adultos voluntários, que assim vão construindo uma história de prazer, alegria, solidariedade, gratidão, valiosas amizades, há mais de um século.

Hoje, existe no mundo 54 ( cinquenta e quatro) milhões de escoteiros e, no Brasil, aproximadamente 120 ( cento e vinte ) mil, destes, 700 ( setecentos) estão no território maranhense, no qual encontra – se uma gestão Regional, 8 (oito) Grupos Escoteiros, na Capital do estado e 7 (sete ) grupos Escoteiros em outros municípios, vivenciando a Fraternidade Escoteira.

É reconhecendo essa valiosa contribuição do Movimento Escoteiro para a sociedade, que a família 4º Grupo Escoteiro Visconde de Cayru – SESC,  que completa 60 (sessenta) anos de existência, parabeniza a todos que fazem a história do Movimento Escoteiro, pela passagem do DIA MUNDIAL DOS ESCOTEIROS , um movimento que simboliza a fé e a esperança na formação do homem, valorizando a ciência e a consciência na construção de um mundo de bem estar social.

SEMPRE ALERTA! 

São Luís, 23 de abril de 2020
NARCISA ENES ROCHA
DIRETORA-PRESIDENTE DO 4º GRUPO ESCOTEIRO VISCONDE DE CAYRU – SESC

3 pensou em “Dia Mundial dos Escoteiros

  1. O escotismo só me trouxe coisa boa. Bons amigos, bons hábitos, boas aventuras, boas viagens.
    Com isso, tive estrutura para alimentar meu amor por Deus, pelo próximo, pela natureza, pelo país.
    Minha família também acompanha o movimento escoteiro até os dias de hoje.

  2. Grande profa. Narcisa. Uma baixinha porreta. Continue sempre a divulgar e trabalhar pelo escotismo no MA. Isso nos enche de orgulho.

  3. Dona Narcisa, além de mãe dos seus, ainda foi e continua sendo a mãezona do 4º GEVIC. Só tenho a agradecer a este Grupo por ter me criado como escoteira e ainda ter agregado a minha mãe a esta família.
    Conheci o Movimento Escoteiro dentro do 4º GEVIC e hoje, mesmo não estando mais em São Luís, continuo vivenciando e praticando o escotismo lá aprendido, agora em outras terras.
    Obrigada por todo amor e carinho e muito Escotismo, saibam que estes 60 anos já tem um filho tocantinense de 5 anos, o 12º Grupo Escoteiro Paralelo 10.
    SAPS!

Os comentários estão fechados.