PGR pede inquérito sobre compra de combustível a helicóptero no MA

O Globo

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um pedido de abertura de inquérito contra o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), para apurar suspeitas de irregularidade em um contrato do seu governo, para a compra de combustível destinado a abastecer um helicóptero.

O pedido de inquérito foi enviado na última semana à corte especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pela subprocuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo, responsável na PGR pelas investigações de governadores. O caso vai tramitar sob sigilo. Procurado, o governo do Maranhão negou irregularidades no caso e disse que o governador Flávio Dino não teve participação nesse contrato feito pela Secretaria de Segurança Pública.

Segundo a investigação, o governo do Maranhão fez um contrato para comprar 175 mil litros de combustível por ano  para abastecer um helicóptero modelo EC-145 usado pela Secretaria de Segurança. De acordo com informações preliminares apuradas pelos investigadores, o consumo anual deste helicóptero, considerado o uso previsto em contrato de 60 horas por mês, seria de 144 mil litros. Para a PGR, há suspeitas de que 31 mil litros tenham sido comprados a mais, o que provocaria prejuízo de R$ 267 mil aos cofres públicos.

“Veja-se, portanto, que a licitação, ao menos aparentemente, está calcada em elementos incoerentes, não condizentes com o consumo esperado para esse tipo de aeronave, gerando fundada suspeita de ilicitude e, em tese, desvio de recursos públicos”, escreveu a subprocuradora em seu pedido de abertura de inquérito.

O caso teve início com uma representação feita por um cidadão à primeira instância do Ministério Público Federal no Maranhão. O primeiro procurador responsável pelo caso avaliou que não havia indícios de irregularidades e arquivou o inquérito. O cidadão recorreu e o caso foi analisado pela 5ª Câmara de Coordenação e Revisão do MPF, órgão superior que analisa casos de corrupção e temas correlatos. Por unanimidade, a 5ª Câmara decidiu que havia indícios mínimos da ocorrência de crimes e determinou que uma investigação fosse aberta.

Com isso, a apuração da responsabilidade criminal ficou com a PGR, já que o governador Flávio Dino possui foro privilegiado. O inquérito mira um contrato da sua gestão e a PGR vai apurar se o governador teve relação com as irregularidades. Também foi aberto um inquérito civil de improbidade administrativa na primeira instância.

Ao pedir a abertura, a subprocuradora solicitou que o inquérito seja enviado para a Polícia Federal no Maranhão dar prosseguimento às diligências.

Outro lado

Procurado, o governo do Maranhão negou irregularidades e afirmou que Flávio Dino não tem relação com a assinatura do contrato pela SSP.

“A suposta denúncia carece de fundamento e é totalmente desprovida de seriedade. Se houve necessidade de esclarecimentos complementares, a Secretaria de Segurança Pública prestará no momento oportuno. O governo do Maranhão também esclarece, no que se refere ao foro no STJ, que obviamente não é o governador do Estado que pratica atos administrativos sobre a compra de combustíveis na Polícia Militar, tampouco é quem abastece veículos ou aeronaves. Logo, se existir algum procedimento formal, certamente ele não pode se dirigir ao governador, pois seria um disparate jurídico”, diz a Secretaria de Comunicação do governo.

6 pensou em “PGR pede inquérito sobre compra de combustível a helicóptero no MA

  1. A cor do meu batuque tem o toque e tem o som da minha voz
    Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão
    O velho comunista se aliançou ao rubro do rubor do meu amor
    O brilho do meu canto tem o tom e a expressão da minha cor
    Vermelho
    Meu coração
    Meu coração é vermelho, hei, hei, hei
    De vermelho vive o coração, ê, ô, ê, ô
    Tudo é garantido após a rosa vermelhar
    Tudo é garantido após o sol vermelhecer
    ‘Vermelhou o curral
    A ideologia do folclore avermelhou
    ‘Vermelhou a paixão
    O fogo de artifício da vitória avermelhou
    ‘Vermelhou o curral
    A ideologia do folclore avermelhou
    ‘Vermelhou a paixão
    O fogo de artifício da vitória avermelhou

    • kkkk, tudo igual, aonde entra essa raça vermelha, eles querem um pouco do rubro. Besta fera, vade retrum satanas.

  2. Tomara que a polícia federal aqui no Maranhão não sofra pressão dos procuradores federais, haja vista que aqui em São Luís temos procurador federal com ligação política partidária com o governo, inclusive com esposa nomeada secretária estadual.

    • Que sirva de exemplo a coragem e a perseverança do denunciante deste rapace que não teve acolhimento da sua denúncia na Procuradoria da República em São Luís e mesmo assim recorreu para o 2° grau logrando êxito. Deveria receber um prémio. Quem seria essa pessoa, seria alguém do Maranhão?

      Tomara que agora não persigam esse cidadão?

  3. Que eu saiba , esse helicóptero, encontra-se em conserto em São Paulo, como ele vai ser abastecido , se tá parado a mais de dois anos. Realmente cabe uma investigação.Depois da demissão de Moro , não acredito mas na politica, principalmente no MA

Os comentários estão fechados.