Bolsonaro libera academia, salões e barbearias; Flávio Dino veta no MA

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou hoje (11), que ignorará um decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que inclui academias de ginástica, cabeleireiros, barbearias e salões de beleza como atividades essenciais durante a pandemia do novo coronavírus.

O ato presidencial foi publicado nesta segunda-feira em edição extra do Diário Oficial da União. Pelo dispositivo, essas atividades passam a ser consideradas essenciais, desde que obedecidas determinações sanitárias do Ministério da Saúde.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, contudo, o comunista disse que “nada muda até o dia 20”.

“Bolsonaro deveria estar preocupado com a atividade realmente essencial que cabe a ele cuidar, a de presidente da República, e passar a exercê-la com seriedade”, afirmou Dino.

A intenção dele é autorizar a reabertura gradual da indústria e do comércio apenas a partir do dia 21 de maio.

STF

A decisão de Flávio Dino, assim como de outros governadores brasileiros – que também decidiram não atender ao decreto de Bolsonaro -, está amparada em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que, por unanimidade, em abril, declarou que os gestores estaduais e municipais têm poderes para baixar medidas restritivas de combate ao novo coronavírus em seus territórios.

Os ministros do STF também declararam que estados e municípios têm poderes inclusive para decretar quais serviços são essenciais durante a pandemia, determinando quais setores não devem paralisar suas atividades.

Antes disso, ainda em março (relembre), o governador maranhense já havia decidido ignorar outra medida presidencial: uma Medida Provisória que determinava que qualquer restrição excepcional e temporária de locomoção interestadual e intermunicipal seja embasada em fundamentação técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

17 pensou em “Bolsonaro libera academia, salões e barbearias; Flávio Dino veta no MA

  1. Que pena que os salões, babrbearias e academias não sejam financiadoras de campanha eleitoral como os que este buchudo idiota liberou o comércio dia 03/4/20 e fez os casos e mortes por covid explodir no estado. São pequenos porém são muitos e, ao contrário das lojas de material elétrico, construção e óticas, já apresentaram um plano de restrição e distanciamento para voltar à operação.
    Mais uma vez bolsonaro põe os governadores em uma situação difícil, primeiramente atribuindo a estes a culpa das mortes (certíssimo) e agora fazendo que estas categorias os pressionem ainda mais.
    Lembrando que FD critica o que bolsonaro faz, mas por trás faz a mesma coisa ou pior. Assim foi com a reforma da previdência, liberação do comércio e uso da cloroquina.
    Não passa de um cínico mórbido e desprezível palhaço ocupando o palácio dos leões.

  2. Não consigo nem olhar pra cara desse comunista mais….qndo ta dando entrevista, mudo até de canal ….os caras mais insuportáveis dessa Pandemia ou peste chinesa….Flávio Dino, FalsoDória e o esquálido Bruno Covas !!!

  3. Considerando que Flávio Dino faz o inverso de Bolsonaro, se o presidente declarasse que não aumentaria o salário dos servidores federais, certamente Flávio Dino concederia aumento aos servidores estaduais.

  4. Pingback: Justiça decide hoje se estende lockdown em São Luís - Gilberto Léda

  5. É por isso que ninguém cumpre os decretos que essa […] edita.
    Quem não respeita,não pode exigir respeito.

  6. Pingback: Flávio Dino fez jogo de cena sobre decreto de Bolsonaro? - Gilberto Léda

  7. ditador comunista fdp
    nada mais me surpreende com esse crápula
    apenas um macaquinho de imitação de regimes autoritários como na ditadura chinesa.
    nós tamu é lascado com essa décima praga do Egito

  8. O Brasil e cheio de burros imbecis a começar pelo presideNte BOLSONARO
    ENQUANTO NOSSO GOVERNADOR FLAVIO DINO QUER PRESERVAR NOSSAS VIDAS MARANHENSE EI Q SURGE ESSSES IMBECIS Q QUEREM MATAR OU GENTE LARGUEM DE SEREM BURROS, ESSE PRESIDENTE ESTA CARREGANDO NOSSO POVO PARA O BURACO E ELE QUASE VAI

  9. Isso é um covarde, o primeiro a não respeitar decreto, está se há valindo das blitz para aplicar multas . Um verdadeiro nojento.. Não respeita decreto e quer que o povo respeite!

  10. Ok, ele veta e está certo mesmo. Contudo, já se fala que o governador começará a reabrir o comércio a partir do dia 21 desde mês. E ai? Vetozinho este meio chinfrim e vagabundo, né?

Os comentários estão fechados.