Até logo

Por Adriano Sarney*

As regras eleitorais me afastam de escrever nesta coluna pelos próximos meses, sou pré-candidato à prefeito de São Luís. Durante 70 semanas foram publicados meus artigos neste espaço. Análises sobre economia, política, gestão e planejamento, mas também uma série de textos sobre o preconceito. Ganhei mais conhecimento escrevendo aqui, organizei ideias e até mesmo consolidei minha ideologia política.

Escrevi com a finalidade de expor a pluralidade de ideias e correntes de pensamentos que norteiam a vida da sociedade em geral. Mas sempre adaptei minhas analises para acompanhar novas realidades. Sou pragmático e acompanho o mundo em movimento.

O dever de um articulista é o de escrever com total liberdade e estímulo. Essas oportunidades me foram dadas pelo jornal O Estado do Maranhão. Mas minha gratidão maior pertence à vocês leitores. Obrigado às pessoas que acompanharam meus textos e os que enviaram sugestões e comentários. Foram feedbacks que ajudaram muito a coluna.

Quebro a rotina de escrever neste espaço todos os finais de semana para cumprir com a missão que me foi dada pela agremiação política na qual milito, o Partido Verde do Maranhão. Os filiados decidiram, por unanimidade, lançar minha pré-candidatura à prefeito de nossa capital. Aceitei por entender que São Luís, a cidade em que nasci e amo, precisa ser modernizada.

Nas minhas andanças nos bairros constato a ausência total do poder público. A capital do Maranhão foi aprisionada em uma visão administrativa que se nega a acompanhar o desenvolvimento da história. Nossos grandes empreendimentos se resumem a asfalto de má qualidade e praças, isso é muito revoltante! É preciso debater a cidade, nossas vocações, nossas potencialidades, que são muitas, atrair investimentos visando a geração de emprego e renda para finalmente termos a independência do empreguismo e a eficiência da máquina pública. Colocar em prática as melhores ideias do mundo com dinamismo e vontade de trabalhar. Não precisamos carregar conosco para sempre esse complexo de vira-lata, de que somos inferiores, que não conseguimos.

Eu poderia ter seguido a tradição que quase todos os parentes de políticos seguem no Maranhão e ter entrado na política cedo, aos 20 e poucos anos. Mas, fiz a opção pelos estudos. Fui convidado para assumir cargos estaduais e federais. Entretanto, sempre recusei, pois preferi estudar, me preparar. Não sou político profissional, sou administrador e economista, fiz carreira em empresas multinacionais e na iniciativa privada. Então, após concluir minha formação e ter êxito na minha carreira profissional, decidi somar com os meus conterrâneos, para cumprir a missão que me foi dada pela oportunidade que tive. Meu primeiro cargo público assumi pelo voto popular, quando meu grupo já tinha saído do governo. Dessa forma, comecei minha carreira política com o gratificante ofício de ser um político independente. Nunca negociei minha posição por moedas políticas.

Aceitei o desafio da pré-campanha e a legislação eleitoral me proíbe de dar continuidade à coluna. Ficarei com saudades deste espaço e do ritual sagrado de escrever todas as semanas. No entanto, as despedidas não são essencialmente definitivas. Elas podem não representar um “adeus”, mas talvez um “até logo”. Obrigado por tudo!

*Deputado Estadual, Economista com pós-graduação pela Université Paris (Sorbonne, França) e em Gestão pela Universidade Harvard.
Email: [email protected]
Twitter: @AdrianoSarney
Facebook: @adriano.sarney
Instagram: @adrianosarney

14 pensou em “Até logo

  1. Adriano, sua candidatura só tem razão de existir se for pra ajudar o Braide tirando os poucos votos dos candidatos do consórcio dos dois palácios e sacramentando a inevitável vitória do Braide em primeiro turno.

  2. Muito obrigado Deputado Adriano, há muitos anos que.não recebia meus proventos sem desconto de empréstimo

    • Viva de acordo com seus proventos, sem fazer empréstimo que todo final de mês não terá desconto, o mal do brasileiro é querer gastar mais do que pode, e um dia a conta chega.

  3. Sem dúvidas o deputado é um dos melhores destaques dos 30 como o César Pires, contudo quando escreve que as administrações da cidade de São Luís se resume a asfalto e praças, ele teria de ocupar o espaço que tem para direcionar isso ao prefeito. É o que o eleitores precisam, candidatos que defendam suas convicções antes do embate e não que fiquem a jogar para a plateia.

  4. Acredito que Adriano terá uma votação expressiva dos servidores públicos estaduais porque foi o autor do projeto de suspensão dos descontos dos empréstimos consignados durante a pandemia.

    Vamos fazer justiça!!!

  5. Admiro quem sabe colocar no papel suas ideias concatenadas e com o bom senso. Sentiremos falta dos seus artigos semanais. Mas tens a frente uma grande missão. Independente da rotulação e do preconceito que sofre, é coerente, preparado e limpo das imoralidade políticas. Portanto, acho a melhor opção, porque não fica em cima do muro.

  6. Nunca me decepcionei com o Adriano. Um politico decente que merece o.nosso respeito e uma oportunidade. Sua atuação parlamentar é uma das melhores É preciso ter coragem e determinação para administrar São Luis. E isso.ele tem!

  7. Como vc mesmo disse que muitos nao te conheciam. Eu fazia parte desse grupo que nao o conhecia. Segue em frente! Estarei na torcida pela sua vitoria! Deus guie seus passos e te conceda sempre muita sabedoria! BOA SORTE!

  8. Boa sorte Adriano vc merece ser Prefeito, pois São Luís merece um administrador no mínimo competente e com muita vontade de fazer o melhor pela cidade, há alguns meses falei aqui nesse espaço que vc deveria se lançar candidato, conte com meu voto.

  9. Recomendo ao deputado umas aulinhas de gramática, sobretudo a respeito do uso da crase. Vai ser útil

    • Eita …pq em vez da crase , não usar algo mais importante pra mudar a vida do povo…deixa de falar merda, seu imprestável…José Luís, vai procurar trabalhar cara !!!

  10. A NOSSA QUERIDA SÃO LUIS PRECISA SER VISTA COM UMA VISÃO DE MUNDO, ESSE É O PRINCIPAL DESAFIO DO DEPUTADO ADRIANO SARNEY.

    Para a reconstrução e o desenvolvimento de São Luís com suas comunidades, é necessário que o seu futuro prefeito inicie um modelo de gestão pública ouvindo a população priorizando com ela desde o encaminhamento do pacote da reforma administrativa e dando prosseguimento com a participação popular nas elaborações dos orçamentos públicos e nas execuções de políticas públicas nas comunidades. Este modelo de gestão pública com o apoio popular, não só dará condições como oferecerá segurança aos(as) vereadores(as) exercerem suas prerrogativas como poder legislativo.

    Esses três pilares: Poder Executivo, Poder Legislativo e a força popular com apoio da imprensa ética, independente, profissional e imparcial, com certeza o Anel Viário um dos principais cartões postais, não continuará nos envergonhando a cada dia que passa com placas de reformas em vésperas de eleição sem um planejamento seguro de remanejamento que não venha prejudicar e causar prejuízo aos que mais precisam.

    Por favor, me desculpem, mas com todos os canteiros centrais de todas as avenidas e com a maioria das rotatórias dos retornos transformados em secos sem a presença do verde, é que não pode continuar, não dar mais pra convivermos com uma cidade onde nem mesmo o seu plano diretor sequer estar atualizado.

    São Luís já era pra ser uma cidade moderna sendo a capital orgulho do Nordeste, mas lamentavelmente esse sistema tradicional apagado de gestão pública sem transparência e participação popular sobrando retrocesso e perseguição política, é o pivô da realidade atual.

    O Dep. Adriano Sarney com a VISÃO DE MUNDO que tem, estará preparado para implementar o melhor modelo de gestão pública nunca visto na história da capital maranhense, ele tem a credencial de muitos nas comunidades que não aceitam o tratamento que esta cidade tem recebido.

    Ele terá o apoio popular para lhe ajudar no desafio de reconstruir São Luís rumo ao seu desenvolvimento.

Os comentários estão fechados.