A solenidade virtual do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) de Presidente Dutra, ocorrida na sexta-feira (17),confirmou o que lideranças políticas da região já vêm percebendo há algum tempo: o completo distanciamento entre o prefeito Juran Carvalho e o seu grupo, do governo Flávio Dino (PCdoB).
Participaram do ato, transmitido ao vivo via internet, várias autoridades estaduais, dentre elas o próprio governador; o vice, Carlos Brandão; o secretário de Educação, Felipe Camarão; deputados, representantes do MP, e da Defensoria Pública.
Mas duas ausências chamaram muita atenção: não estiveram na live o prefeito Juran Carvalho e o deputado estadual Ciro Neto, seu aliado. E, ao que tudo indica, tudo tem relação com as eleições de 2020.
Em Presidente Dutra, o grupo de Juran apoia o nome do vereador Biné Soares. Mas ele, historicamente ligado ao grupo Sarney, não é o preferido no Palácio dos Leões
O que ficou ainda mais claro nesta semana, depois de o candidato da oposição, Raimundinho da Audiolar, mostrar prestígio no governo, ao manter extensa agenda com secretários estaduais, em São Luís, com articulação de Ricardo Lucena, assessor do Executivo estadual na região central do Maranhão (reveja).
Aos poucos, os rumos eleitorais de cada grupo vão ficando cada vez mais claros…